A perplexidade é o início do conhecimento.
Khalil Gibran
Conhece-te.
Está lá, no portal do oráculo de Delphos: esse é o primeiríssimo passo para quem quer aprofundar-se em DP (desenvolvimento pessoal) e produtividade pessoal.
Primeiro um conselho: silêncio. Silêncio é a lousa em branco para você desenvolver sua pessoa, produzir a sua pessoalidade; é o pano de fundo para que você possa colocar atenção no que realmente interessa, se conhecer. Silêncio é o marco zero, onde a partir dele, as perplexidades de quem você realmente é podem começar a se manifestar, a fim de começar o caminho para onde você pode, e quer chegar.
Atenção Plena é algo muito difundido e recomendado por 11 entre 10 estrelas no ramo – recomendo. E mais: direção é mais importante que disciplina. Se você está indo para o lugar errado o que irá conseguir é se cansar e andar em círculos. Vide os fanáticos de plantão.
Um mestre na área de produtividade, David Allen, menciona que todas as nossas questões – grandes ou pequenos projetos, sonhos, viagens, um almoço – podem se resumir em apenas duas categorias: o que você quer e como chegar lá? E saber o que se quer.
Portanto caros, saber o que se quer, ou descobrir o que você quer para a sua vida, começa com se conhecer.
Livros, cursos de auto – conhecimento ( ajuda?), depende. Como tudo na vida aquilo que funciona para um, não funciona para todos.
Aqui retornamos ao marco zero; Silencio, respire, conecte-se, conheça-se.
A pedido do Jornal 140 listei 10 dicas que todo mundo deveria adotar para se desenvolver pessoalmente – e começar 2019 zerado. Vamos lá:
1-) Definição de Mindfullness ( Atenção plena). https://bit.ly/2FFPKep
2-) Já ouviu falar de Eneagrama? https://bit.ly/2DTJbDm
3-) Tudo muda o tempo inteiro. Mude, faça diferente. Se você tem muita dificuldade com isso, comece saindo da cama pelo outro lado.
4-) Para se tornar um mestre no item anterior. Leia o livro “O poder do Hábito”. https://g.co/kgs/vhuQvK . Aqui você toma consciência de que o livre arbítrio é conversa para boi dormir. Somos escravos dos nossos hábitos, e não é fácil mudá-los. Aliás, você na verdade não os muda, os substitui. Deixe os maus hábitos de lado e substitua por bons.
5-) Pare de inventar desculpas. Colocar a culpa no governo, no cônjuge, ou no chefe, é o primeiro passo para você se equivocar. Ser vitima de uma situação, pode ser, se alimentar dela é que não dá.
6-) Procrastinação: aqui nada de cursos ou livros. Ação é a única palavra para combater esse mal. Encontre uma ação física, visível (que você se vê fazendo) e FAÇA!
7-) Feche os olhos, pare, respire, medite. Tem dificuldades? Ah, sério? Só você? Esse pequeno e simples tutorial te leva ao melhor aplicativo do gênero, https://bit.ly/2zoiumh
😎 Minimalismo, não saia de casa sem ele. https://bit.ly/2I8aBIk
9-) Administração do tempo não existe. Administrável é apenas aquilo que você produz, recupera, poupa. Cinco minutos são cinco minutos. Administrar sua energia é bem diferente, para conhecer esse conceito, fortemente recomendo “ The Power of full Engament” https://g.co/kgs/GBxthQ
10-) Por ultimo três boas dicas para conhecer: https://medium.com/; Benjamin Hardy https://medium.com/@benjaminhardy e David Allen https://g.co/kgs/AtB5sc.
Leia também artigo em que Marco Darvas explica o que é mindfullness e como esta prática pode ajudar a sua vida. Aqui!