Siga-nos nas Redes Sociais

Centennials

Consumidores se frustram ao interagir com marcas no ambiente online, diz estudo da Kantar

Ricardo Braga

Publicado

em

A nova dinâmica da comunicação traz desafios para as marcas e deve causar mudanças profundas em seu contexto segundo o estudo “O Futuro das Marcas” realizado pela Kantar Worldpanel.

A primeira delas diz respeito a como alcançar e engajar os consumidores, que se sentem “esmagados” pelos grandes volumes de comunicação que os encurralam em toda as situações de consumo e por causa da conectividade integral (Always on). Os usuários dizem que são mais impactados por anúncios (30% a mais) ao mesmo tempo que há menos clareza das marcas (-33%), dados Connected Life 2017/Kantar TNS.

Os consumidores estão frustrados ao interagir com marcas no ambiente online e por isso não se importam em assinar serviços como YouTube Premium, que custa 16,90 Reais por mês para não ver anúncios. E mais: 43% dos usuários não querem ser monitorados (achei este número baixo, aliás), 56% vê anúncios que já comprou e 72% vê anúncios várias vezes seguida. O resultado é que 63% dos centennials globais instalaram bloqueadores de anúncios (contra 59% dos adultos). No Brasil, 48% dos centennials também são resistentes a anúncios, versus 43 dos adultos. O estudo traz uma declaração extraída do Centennials aos 21 (da Kantar): “as notificações me interrompem quando quero fazer outra coisa”.

O estudo aponta que as marcas terão mais desafios para engajar seus consumidores por causa de variáveis como fake News (contexto de mídia social pode não ser confiável), rapport (forma com que as marcas comunicam, que evoluiu para o modelo peer-to-peer), humanização das relações e laços com o consumidor e propósito – as tem de agir mais e falar menos.

Neste aspecto o estudo ressalta que as marcas com propósito se destacam em valor, citando a fonte Blurring Boundaries (BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands) onde marcas como Apple , Disney e Nike, como sempre, são lembradas.

O estudo da Kantar termina recomendando que as marcas devem fornecer uma experiência relevante na compra e no uso dos produtos; ter um propósito claro de marca e comunicar em várias plataformas e mídias, com uma mensagem consistente entre formatos; e fazer ações promocionais com estratégia direcionada por target e por canal.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.

Fundador da Art Presse, 140 Online e do Jornal 140, empresário de comunicação, jornalista de formação e digital de paixão. Teve participação fundamental no lançamento da internet banda larga no Brasil em 1999. É autor do livro "Domingo no Sancho" (2018), Amazon Kindle.

Continuar Lendo
Publicidade
Comentários

Trending