A edição de um jornal diário é realmente fascinante, a notícia de que o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira (19) a soltura de todos os presos que estão detidos após a segunda instância da Justiça, entre eles o ex-presidente Lula, movimentou a internet em todo o mundo e principalmente no Brasil.
Para entender melhor o fenômeno da comunicação digital e a popularidade do ex-presidente Lula, resolvi acompanhar os dados de pesquisa desde a determinação do ministro Marco Aurélio Mello ao desfecho da derrubada da decisão por parte do ministro Dias Toffoli.
14h ás 18h:
Durante as quatro primeiras horas da decisão, o primeiro fenômeno acontece e o nome do ex-presidente Lula salta de interesse nulo para o primeiro lugar do Brasil. Para se ter uma ideia, o ranking brasileiro oscilava entre Bruna Griphao e Gabi Brandt com 20 mil pesquisas cada e em quatro horas, o ex-presidente Lula chegou a mais de 500 mil pesquisas.
As consultas relacionadas demonstraram as palavras-chave utilizadas pelos usuários para refinar a busca, como marco aurelio, marco aurelio lula, lula é solto, lula solto g1, lula solto stf e soltaram lula. De acordo com o site hashtag.org, ás 18h, a popularidade da hashtag #Lula apontou 56% e na polarização positiva ao ex-presidente, a hashtag #LulaLivre alcançou 58% com 89% de variantes em todo o mundo.

18h ás 22h:
Após o primeiro impacto da decisão, uma variedade ilimitada de notícias, opiniões, fake news e teorias conspiratórias foram publicadas em portais e blogs de todo o Brasil. Apenas as 19h42, o ministro Dias Toffoli derrubou a decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello.
O nome do ex-presidente Lula que já estava no topo das pesquisas, voltou a ser o primeiro em interesse dos usuários. Ás 22H, mais de 1 milhão de pesquisas já haviam sido realizadas. As consultas relacionadas demonstraram alteração das palavras-chave conforme a derrubada da decisão para toffoli lula, dias toffoli lula, lula continua preso, juiza lula e carolina lebbos. A polarização negativa ao ex-presidente ganhou destaque e a hashtag #LulaNaCadeia alcançou 59% de popularidade em todo o mundo.

FIM DO DIA
Nos rádios, na televisão e na internet, um número incontável de opiniões foram ditas e publicadas com o tema do ex-presidente Lula. No Facebook, Twitter e no Instagram o nome Lula e a hashtag #Lula dominaram o ranking brasileiro durante praticamente todo o dia.
O nome Lula é capaz de transformar uma pacata quarta-feira em um vórtice que move a bolsa de valores, as relações exteriores, o movimento político, a mídia e o imaginário de milhares de pessoas, tudo via internet. Lula é um fenômeno social totalmente incorporado ao DNA digital.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.