Quantos de nós temos essa possibilidade de trabalho hoje em dia? Na área comercial é comum, e cada vez mais o mercado, em todos os seus setores, está se ajustando para não ter a necessidade de ter todos os seus funcionários ao mesmo tempo dentro da empresa.
Cada um tem sua particularidade, e o desempenho junto com a produtividade dependem muito dos fatores de ambiente trabalho, tem pessoas que precisam ser geridas, tem outras que são totalmente autônomas, etc…E assim cabe a cada Cia identificar seus colaboradores para extrair o que cada um tem de melhor.
Mas no caso da área comercial, profissionais que geram negócios e dinheiro para as empresas, fatalmente você vai ter que aprender a viver sem ter uma mesinha no escritório. E ai começa uma nova experiência de trabalho e de vida, porque “Home-office” para a área comercial não é trabalhar em casa simplesmente, é trabalhar e se ajustar a qualquer ambiente que for possível ligar o note, tablet, fazer ligações e alimentar os sistemas que a sua Cia usa.
Porém, quem não tem a necessidade de ir todos os dias para a Cia e fatalmente usa o home office em casa, tem alguns aspectos que fazem essa opção ser um grande aliado e tornar seu dia mais produtivo, temos sempre que partir do princípio que o trabalho e compromisso são os mesmos, só o ambiente que não, então trate essa opção com a seriedade que ela demanda. Escolher um lugar que não terá interferências externas que podem desviar sua atenção (TV, uma área que outras pessoas da sua casa não circule…), respeitar os horários, sim, defina um horário para começar os trabalhos, pausa para almoço (em casa ou não), isso tudo torna seu ambiente mais produtivo, e automaticamente não te deixará em atraso com suas atividades.
Eu, particularmente, trato o home-office como um dia normal de trabalho, acordo no mesmo horário, tomo banho, coloco uma “roupa de trabalho” e sigo meu dia como se estivesse no escritório, pauso para almoço e faço questão de sair e usar o horário que me é permitido, e assim vou até o término do “expediente”.
E você, como lida com o Home Office?
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.