A Talkwalker realizou uma pesquisa com 823 profissionais de marketing e de RP em todo o mundo com o objetivo de entender como o mercado está utilizando a nova ferramenta de “influencer marketing”.
O estudo, intitulado, “The Global State of Influencer Marketing in 2019” apresenta insights sobre o nível de maturidade do marketing de influência em todo o mundo, bem como compartilha os desafios que são comuns a todos e o que funciona em termos de estratégia.
Os desafios: apenas 38,9% das agências e marcas conseguiram mensurar o retorno sobre o investimento (ROI), 21,5% identificaram influenciadores que realmente impactaram e 15,8% conseguiram encontrar caminhos criativos para trabalhar com os influenciadores.
Os principais insights: 1) em um mundo pressionado por toda a sorte de propostas falsas (fake News, fake communities, engajamentos fakes e perfis fakes/robôs), o que as marcas buscam são relacionamentos de longa duração com influenciadores que realmente acreditem e promovam seus produtos e serviços; 2) muitos profissionais ainda conduzem muitos processos de maneira manual diferentemente do pessoal de MarTech (marketing digital + tecnologia) e 3) o mercado deve aumentar muito neste ano de 2019 (meros 31,5% dos respondentes disseram que tinham algum programa de influencer marketing em 2018).
O estudo da Talkwalker mostrou que o influencer marketing será prioridade para as marcas e agências neste ano de 2019 e deixará de ser uma apenas ferramenta “emergente”.
O que chama a atenção na pesquisa é o grau de informalidade e amadorismo: 62,7% dos respondentes não utilizaram em 2018 ferramentas para detectar, gerenciar e medir a performance dos influenciadores.
Para 2019 a prioridade será principalmente tornar as marcas mais visíveis. 65,8% citaram justamente “brand visibility” seguido de geração de leads (16,9%) como os principais objetivos a serem perseguidos. Por fim, apareceram questões como recrutamento, educação, liderança e mudança de percepção de marca.
Em relação aos critérios de seleção e escolha ainda vale o tamanho da influência traduzido em número de seguidores. No entanto, mais importante do que tudo, o que contará cada vez mais será a coerência dos posts e adequação às mensagens da marca, qualidade e criatividade dos posts, nível de interações e engajamento das publicações, tamanho da comunidade de leitores e custos envolvidos.