O segredo é não perder o foco

O conceito de produtividade pode ser definido como a capacidade de produzir resultado, de gerar algo como o fruto do trabalho de maneira eficaz.

Quando se fala em produtividade, a primeira coisa que as pessoas pensam é produzir mais em pouco tempo. Querer fazer e acontecer, sem pensar no gasto de energia, nas competências para executar a tarefa proposta e no preparo emocional durante a realização.

Muito tem se falado sobre manter o foco nas atividades realizadas, atenção plena sem dispersão, por isso é preciso desenvolver habilidades de organização para ter alta produtividade e focar naquilo que é relevante.

O perfil multitarefas caiu por terra, quando descobriram que o tempo gasto na realização da produção das tarefas é maior, pois a pessoa perde o foco ao executar várias atividades ao mesmo tempo, o número de erros aumenta, o serviço precisa ser refeito e tira a concentração. Os fracassos precisam ser vividos como parte do processo para melhoria contínua. Um sujeito concentrado no seu trabalho consegue produzir mais e melhor levando o resultado final a excelência.

Você faz todas as tarefas porque não consegue dizer não para as pessoas e se sobrecarrega de atividades?

A grande dificuldade está na mudança de velhos hábitos que tomam conta da sua rotina: centralização, bagunça, falta de objetivos claros, medo de perder o emprego. Saber delegar as atividades com sua equipe de trabalho facilita sua jornada e valoriza os seus colaboradores, na gestão de pessoas, a maestria na condução dos processos é essencial para aumentar os resultados da empresa. Produtividade e organização vivem juntas no mundo corporativo.

Organizar sua semana por prioridades com planilhas de controle faz com que você mantenha o foco naquilo que deve ser feito. Definir objetivos diários, elaborar um plano de ação com foco nas atividades importantes deixando de lado as secundárias, para tirar da frente as demandas mais urgentes e otimizar o seu tempo. Criar uma rotina com estratégias que mudem os antigos hábitos de procrastinação, pequenos intervalos durante o trabalho ajudam a manter o foco na atividade e ter uma produção eficiente. Uma das formas mais utilizadas para produzir mais sem perder o foco no que precisa ser feito durante o dia, é fazer uma lista de tarefas e avaliar no final o que foi realizado. Se alguma tarefa não foi cumprida permanece como objetivo para o dia seguinte, dessa maneira, fica claro o que é prioridade na futura lista.

Muitas pessoas querem ser produtivas para ter tempo de ficar em casa e poder usufruir da convivência com os familiares. Por isso termino com duas perguntas essenciais: 1) porque você quer ser mais produtivo? 2) Você caminha de acordo com o seu propósito de vida?

Deixe uma resposta