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Negócios 2 MIN DE LEITURA

Criatividade brasileira

Os profissionais de publicidade brasileiros estão entre os mais criativos do mundo.

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Os profissionais de publicidade brasileiros estão entre os mais criativos do mundo. Esta afirmação é verdadeira? Talvez a resposta esteja no D&AD um dos mais respeitados festivais de criatividade mundial e que receberá trabalhos de brasileiros e de criativos do mundo todo.

Originalmente uma sigla para identificar a associação entre Designers e Art Directors, o D&AD foi criado em Londres há 57 anos e é hoje uma das principais referências para quem trabalha em criação.

Segundo a publicitária Joana Monteiro (veja ela em foto acima), integrante do Conselho Consultivo Global do D&AD, o Brasil contará este ano com o maior número de representantes da história – serão 13 brasileiros nos júris do D&AD 2019, que será realizado este ano entre os dias 21 e 23 de maio, na Old Truman Brewery, em Londres.

Entre os jurados brasileiros, apenas um, o publicitário Sergio Gordilho, Copresidente e CCO (Chief Creative Officer) da agência África, vai presidir um dos júris do festival. Gordilho vai comandar os trabalhos de avaliação da competicão Press & Outdoor (Mídia Impressa e Mídia Exterior).

O Jornal 140 esteve ontem à noite na Escola Britânica de Artes Criativas, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, em um warm up, promovido pela FilmBrazil, Apro (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais) e ApexBrasil, uma espécie de esquenta que reuniu a nata dos criativos brasileiros e vários dos representantes que irão a Londres para participar como jurados (veja quem compareceu no segundo parágrafo adiante).

O evento aberto por Joana Monteiro e Marianna Souza, presidente da Apro. Joana disse que “todo mundo adora ganhar Cannes mas que o D&AD deixa os todos os criativos enlouquecidos”. Marianna comentou sobre a ”expectativa incrível, com o maior júri com brasileiros nos últimos anos”.

Em seguida Joana convidou que os representantes presentes ao warm-up se manifestassem: Mariana Sá, diretora de criação da Rede Globo (São Paulo), integrante do júri de Creativity For Good (Criatividade para Causas Sociais), Laura Esteves, diretora da Young & Rubicam, integrante do júri de Marketing Direto, Gisela Schulzinger, sócia da agência de design Huas (São Paulo), integrante do júri de Packaging Design (Design de Embalagens), Marcelo Nogueira, diretor de criação da agência AlmapBBDO (São Paulo), integrante do júri de Film Advertising (Filme Publicitário), Felipe Mansur, diretor de cena e sócio da produtora Alice Filmes (São Paulo), integrante do júri de Direção de Cena e de Roberto Coelho, sócio da produtora de música Satélite Audio, integrante do júri Sound Design and Use of Music.

O Jornal 140 fez duas perguntas para Joana Monteiro:

Qual a sua percepção dos criativos brasileiros este ano?

Os criativos estão excelentes, é um júri muito bem escolhido, extremamente cuidadoso para ter pessoas de altíssimo nível.

Neste momento do Brasil, você acha que o brasileiro perde a criatividade?

Acho que não, o brasileiro é extremamente criativo e nossos profissionais são respeitados na área de publicidade. É uma pena que muitos estão saindo do Brasil e isso impacta no medo dos clientes de fazer coisas mais ousadas. Mesmo assim, a criatividade está sempre em alta.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.

Os artigos publicados em nome da Redação 140 são de responsabilidade dos responsáveis por este site de notícias. Entre em contato caso tenha alguma observação em relação às informações aqui contidas.

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Marketing 4 MIN DE LEITURA

Um compromisso ético que Machado de Assis me obriga a enfrentar

O quanto as marcas contribuem para que os consumidores sejam atendidos nos seus legítimos desejos e necessidades?

Jaime Troiano

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Foto: Francisco Kroner / Jornal 140

Faz tempo, que um dos contos do Machado de Assis me persegue. Não sei julgar o quanto ele é melhor avaliado do que dezenas de outros do autor, pelos especialistas em nossa literatura. Alguém saberá dizer. Mas o que me interessa é o porquê “O Espelho – esboço de uma nova teoria da alma humana ” é um conto de que eu não consegui me libertar.

Ele me inquieta pelas várias conexões que faço com nossa vida pessoal e, acreditem, com minhas investidas diárias na vida profissional. Quem me conhece bem, sabe disso. Não vou descrevê-lo, mas apenas pontuar o essencial para que vocês mesmos leiam e tirem suas conclusões. Jacobina é um alferes, no Rio de Janeiro do século 19. O seu fardamento é o que faz com que ele mesmo se reconheça como pessoa e suponha ser reconhecido socialmente também. Sem o fardamento, sua própria imagem desvanece. Diante do espelho ele não se vê. De divãs de psicanálise a treinamentos corporativos, esse é um texto quase obrigatório. Não percam.

Bem, a conexão que eu faço com o conto é a seguinte: marcas são “fardamentos”. Recursos que deveriam contribuir para configurar nossa identidade e atender necessidades, de diversos níveis. Mas nunca para apagar o que somos como sujeitos, acima de tudo. Nunca para nos ocultar, por meio de uma persona com a qual elas, as marcas, nos vestem.

E daí, vem a delicada pergunta que eu vivo me fazendo. No mundo do branding, que é meu dia a dia profissional, qual é nosso papel? Alimentar o Jacobina que existe dentro de nós, impondo de forma sedutora e autoritária uma identidade que, no fim das contas, contribui pouco para nossos autênticos projetos de felicidade? Seria isso mesmo?

Quantas vezes o “consumidor Jacobina” não consegue se identificar consigo mesmo, ou não se vê no espelho social, quando não tem acesso às marcas que ele admira?

Durante décadas, eu tenho vivido essa tensão. Uma tensão entre o que nós fazemos nesta profissão, contribuindo para alimentar os negócios de empresas que, em última instância, também desenvolvem a economia, e o quanto consumidores são atendidos nos seus legítimos desejos e necessidades.

Por que temos encarado tão poucas vezes essa delicada pergunta? Uma vez ou outra, surge algum pensador que resolve mexer nesse vespeiro, como é o caso do inspirador e corajoso Martin Lindstrom em seu livro Brandwashed. (Lançado pela HSM no Brasil).

A pergunta não se cala, e a resposta mais comum que costumo ouvir é do tipo evasiva. Algo assim: nós não estamos atropelando os desejos e necessidades dos consumidores com as marcas que eles acabam comprando. Ou, eles têm sempre o livre arbítrio a seu favor para decidir o que, de fato, querem e podem adquirir. Ou, alguns enfrentam a pergunta de outro jeito: nós não criamos desejos inexistentes nos outros, mas apenas identificamos aquilo que eles querem, mesmo que não tenham consciência disso.

E há os que, simplesmente, viram as costas para essa dúvida. Porque o importante seria, acima de tudo, a eficácia comercial da marca e sua capacidade de multiplicar os negócios da empresa em seu mercado. Por outro lado, há os seus opostos: os que veem um papel perverso nas marcas ao dirigir o comportamento do consumidor, como se elas fossem uma tutora de almas infantis que não sabem decidir por si. São os que afirmam, por exemplo, que as marcas deveriam estar sob suspeição por alimentarem a inadimplência das famílias. A bíblia desse grupo são livros como o No Logo da Naomi Klein.

Esses dois grupos dormem em paz com sua consciência. Afinal, suas respectivas convicções não exigem qualquer esforço intelectual nem tensões morais. Eu não! E muitos que trabalham comigo ou já trabalharam tem essa inquietação à flor da pele. Não pertencemos a nenhum dos dois grupos.

Nós não acreditamos que o indicador supremo de qualidade e êxito de uma marca seja, acima de tudo, sua eficácia comercial. Ela só será bem sucedida, e por mais tempo, se não for apenas um “fardamento” social. Se atender necessidades, sejam elas funcionais, objetivas ou emocionais, mas autênticas.

Nós, somos a única espécie animal que procura um sentido para as decisões que tomamos na vida. Não somos movidos por instintos, mas por escolhas que deem um sentido ao que fazemos. Desculpe-me a Naomi Klein, marcas dão significado a nossas decisões.

Impossível ignorar que existe, em maior ou menor grau, um Jacobina em cada um de nós. O que pode mudar é a natureza do “fardamento” que alimentará nosso projeto de felicidade como indivíduos, no seu sentido mais amplo. Nossa responsabilidade ética nesta profissão não nos permite escapar para nenhum dos dois extremos. Nem imaginar que marcas nunca cometam “pecados” contra seus clientes e tampouco imaginar que sem elas possamos dar um sentido às nossas escolhas.

A tensão que emerge para quem vive e pensa entre esses dois polos não chega a nos paralisar. Mas exige um compromisso de eterna vigilância. E também a clareza de que não trabalhamos para atender a volúpia do mercado, mas a sociedade acima de tudo.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.
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Negócios 1 MIN DE LEITURA

Jaime Troiano: Conceito de Place Branding e o case do Baixo Pinheiros

Um dos principais especialistas em Branding do país fala sobre Place Branding

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Foto: Francisco Kroner / Jornal 140

Jornal 140 entrevista o Presidente da TroianoBranding, Jaime Troiano, que explica o conceito de Place Branding e conta o case do Baixo Pinheiros. Para saber mais sobre o projeto do Baixo Pinheiros, clique aqui.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.
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