“Sempre que sentimos um desejo ou necessidade de algo, estamos em um estado de motivação. Motivação é um sentimento interno, é um impulso que alguém tem de fazer alguma coisa”. Rogers,Ludington & Graham, 1997,p.2.
A motivação é como um despertador, algo que ativa o seu interesse como uma força interna para alguma coisa, um grande impulso e em seguida você começa a agir de acordo com seus objetivos de vida. Os objetivos que sustentam a vida de um sujeito são internos com base na relação pessoal com seu propósito e o resultado está atrelado ao direcionamento da intensidade da força aplicada na satisfação do desejo. De forma simplificada é um movimento para ação, quando uma pessoa tem objetivos definidos na sua vida ela apresenta comportamentos diferenciados das demais, porque demonstra ter forças para agir em busca de oportunidades, competências a desenvolver, planeja o tempo para fazer e o que for preciso afim de atingir o que havia determinado. As pessoas motivadas amam suas atividades profissionais, independente do salário e das gratificações,
Você é uma pessoa motivada? Que objetivos você pretende alcançar até o final deste ano?
A grande preocupação das organizações está na falta de motivação de seus colaboradores para o trabalho o que impacta de forma negativa nos resultados da empresa. A motivação no mundo corporativo segue caminhos diferentes daqueles que desenhamos na maioria das vezes, conhecer os valores da empresa que você vai atuar, a cultura da organizacional e as formas de liderança são imprescindíveis antes de assinar um contrato. Muitas vezes o sistema de crenças e valores do colaborador não são compatíveis com a empresa, o que toma o trabalho um fardo e mina a motivação do sujeito.
Um conjunto de estratégias diversificadas é utilizado pelas organizações na hora de bater uma meta: gratificações, dias de folga, spa, shows,jantares, etc.
De acordo com o processo de coaching se o colaborador estiver na zona de conforto, inerte, é necessário gerar um nível de stress para que ele entre em ação como por exemplo :colocar prazos mais apertados para atingir as metas. Isso vai funcionar por um período, tempos depois, por uma questão de defesa e falta de motivação interna, o comportamento ligado a zona de conforto volta.
Vale lembrar que a comunicação transparente, um diálogo claro, facilitam o feedback ao colaborador, a fim de entender quais são seus pontos fortes e os de melhoria contínua para seu desenvolvimento profissional.
Embora existam ferramentas e técnicas diversas para trabalhar a motivação, em primeiro lugar é necessário perceber se você está no locar local certo. Todos os dias quando acorda, você está motivado para trabalhar? Seu sentimento é de realização constante?
Um dos fatores que colaboram com a motivação é a autorrealização, sentir que você pertence aquele grupo e quando o trabalho é realizado toda equipe é reconhecida.
A motivação está na suas mãos, o que você vai fazer hoje para se motivar?
Foto: Aravind Vijayan / Unsplash
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.