10 passos iniciais para conquistar sua audiência nas redes sociais

Apesar das possibilidades de interação que as redes sociais proporcionaram para as marcas perante seu target, muitas empresas ainda não conseguem fazer a diferença no cotidiano de seu público dentro das redes sociais. Listamos os 10 passos iniciais para que sua marca possa conquistar sua audiência de forma eficaz.

1° Passo: Conheça seu público

Para a elaboração de uma estratégia eficiente é essencial conhecer com quem você irá se comunicar, como se comunicar e quando comunicar.

Afim de responder e dar diretrizes para uma estratégia bem-sucedida, é preciso uma análise aprofundada de uma pesquisa efetuada, outra forma é analisar os insights que a ferramenta do Facebook oferece.

Identifique a melhor forma de se comunicar, os hábitos e interesse de seu público quando acessa o Facebook. Qual o melhor horário para o compartilhamento além de pesquisar o que torna um conteúdo relevante para o seu target.

2º Passo: Realize um Benchmarking

O benchmarking é um processo que te ajuda a aprender com outras marcas, uma etapa importante que irá contribuir com o crescimento de sua Fan Page.

Através de referências de páginas que possui uma grande credibilidade entre os usuários, pode-se fazer um levantamento de quais publicações chamaram a atenção do público e quais os caminhos tomados para se tornar referência entre as demais páginas no Facebook.

Após o levantamento dessas informações, o próximo passo é identificar oportunidades e procurar melhorar conteúdos que foram realizados pelas referencias escolhidas.

3° Passo: A importância de um conteúdo relevante

Os usuários do Facebook estão cansados de serem bombardeados por conteúdos enganosos, sem utilidade que enchem sua time-line todos os dias.

Além de trazer uma grande rejeição de seus seguidores, prejudica seu esforço de conseguir novos seguidores, por causa de comentários negativos em suas postagens e excessos de comentários negativos irão pesar na mente dos internautas na decisão se é vantajoso seguir sua página ou não.

4° Passo: Construa Relacionamentos

Quando se constrói um relacionamento com seu target em sua página, além de incentiva-lo a opinar em determinados assuntos, à página acaba criando uma grande intimidade com esses usuários, gerando credibilidade e o boca a boca, facilitando o aumento de curtidas em sua Fan Page.

O processo em construir relacionamentos é longo e com algumas etapas para obter o sucesso, os passos são:

  • Faça perguntas. Mas, faça as perguntas certas!
  • Estimule a participação.
  • Crie e fomente conversações.
  • Fale a linguagem de seu público.

5º Passo: Tenha uma linguagem definida. Mas, combine essa linguagem com o seu público

Ter uma linguagem definida lhe ajudara a manter um posicionamento e uma grande influência perante seu público. Mas se você não souber combinar esse tipo de linguagem com o seu público, você tem grandes possibilidades de terminar falando sozinho.

Combinar a linguagem é saber a hora de ter uma postura mais informal perante seu público, misturando um pouco de humor em uma linguagem formal por exemplo.

Se o seu target se comunicar com você de formal mais informal, porque não responde-lo da mesma maneira, assim você cria uma grande afinidade com o mesmo, mas sem exagerar no tom do discurso.

6º Passo: Anúncios patrocinados (Facebook Ads)

Conhecemos nosso público, sabemos qual o melhor horário de se comunicar com ele, e quais são os seus interesses. Realizamos um benchmarking de grandes referências para melhorar seus acertos e aprender com seus erros. Aprendemos qual a importância de um conteúdo relevante, e a eficiência de construir relacionamentos etc. Qual o próximo passo para alavancar as curtidas da página a custo benefício?

Os Anúncios Patrocinados (Facebook Ads) nos possibilitam aumentar o alcance de nossas publicações, em horários diversos, para públicos segmentados, aproveitando conteúdos relevantes já publicados que facilitam o aumento de sua reputação online e ótimos resultados.

7° Passo: Ferramentas de Métricas

O Facebook oferece grandes ferramentas para métricas, para saber o engajamento do seu conteúdo, mostrar a evolução de seguidores, alcance de publicações e a quantidade de pessoas alcançadas.

Com esse grande número de ferramentas, a ideia é tirar proveito disso, assim, você pode ir adequando suas publicações junto com sua estratégia e descobrindo qual o caminho que você deve trilhar para o aumento de seguidores em sua página.

8º Passo: Faça a diferença enquanto todo mundo faz igual.

Como despertar a atenção em meio a tantos bombardeios de publicações no Facebook?

Seja autêntico, porque os usuários estão cansados de posts que não agregam valor a ele, tenha senso de humor, um belo exemplo a ser seguido é a página oficial da Prefeitura de Curitiba, eles conseguem misturar bom humor com conteúdo relevante. Esteja sempre antenado, pois um acontecimento pode se tornar uma grande sacada para uma publicação sua e saiba mesclar, entre fotos, vídeos, notícias e informações sobre eventos etc. Descubra qual a necessidade de seu público! Por exemplo: dicas de Português em que muitos brasileiros possuam dificuldades, assuntos que estão na mídia, mas não têm grande entendimento sobre o assunto, ex: O significado e como funciona um IMPEACHMENT, de forma clara para que o público possa entender.

9º Passo: Monitoramento e mensuração de resultados.

O nono passo é a monitoração dos resultados para evitar possíveis erros em um futuro próximo. O ideal é realizar a cada mês uma mensuração de resultados do mês anterior, assim você descobre o que não está dando certo em sua campanha, para uma análise e descobrir o verdadeiro motivo, buscar uma alternativa para melhorar e dando o mesmo seguimento as estratégias que estão dando certo, assim, aumentam as possibilidades de crescimento para o próximo mês e lhe dá o amadurecimento do que não obteve sucesso, além de acompanhar de perto se o seu target teve alguma mudança em relação a interesses, seus hábitos ou motivações.

10º Passo: Constância é a chave para o sucesso.

Não adianta querer comunicar em apenas datas sazonais que são relevantes para a sua marca e esperar ótimos resultados. Primeiro porque o algoritmo do Facebook limitará o acesso de alcance de suas postagens. Imagine e seguinte situação, onde há duas marcas a A e B. A marca A tem uma grande constância de postagens que agregam no dia a dia de seu target e seu concorrente, posta apenas em datas sazonais.

O princípio número 1 do Facebook é a satisfação de seus usuários quando está navegando na rede social. Sendo assim o algoritmo do Facebook irá entender que no momento em que as duas marcas postarem ao mesmo tempo, irá dar preferência para a MARCA A. Pois a mesma já tem um trabalho a longo tempo de levar conteúdo de qualidade para seu target.

E como isso é avaliado? Apesar do número de alcance orgânico ter diminuído drasticamente. Por esse motivo é crucial trazer um conteúdo de extrema relevância. Sendo assim o algoritmo irá avaliar o engajamento e a constâncias de postagens de todo o período da marca.

Foto: Priscilla Du Preez / Unsplash