Procrastinação

Ao longo dos atendimentos de Coach, percebi que os meus clientes tinham dificuldade em lidar com a agenda realizando as tarefas urgentes sem saber o que era imprescindível de executar durante o dia. Um executivo geralmente apresenta sua agenda abarrotada de compromissos e tarefas que dificultam a realização das metas a serem cumpridas durante um período de trabalho.

Cada vez mais os prazos estão menores, o sentimento de incompetência por algo que não foi cumprido é inevitável e provavelmente permanecerá como objetivo para o dia seguinte. Uma das maneiras de ter foco é fazer uma lista do que precisa ser feito no dia anterior e depois estabelecer um método para realização. Só que na prática existe um gap entre o real e o ideal a ser realizado durante o período de trabalho, uma das causas da procrastinação. Afinal, quem nunca procrastinou?

Você sabe bem o que é adiar, postergar, transferir, deixar a realização de uma atividade para um outro momento.

Depois que este hábito estiver instalado por você na sua mente, associado a falta de interesse, falta de tempo pela sobrecarga, distração com WhatsApp, Instagram, Facebook e outros, só resta repetir a procrastinação. Um grande erro é que o seu cérebro quer a recompensa antes de realizar a atividade, o benefício vem antes do esforço. Então ele precisa entender que após a realização da atividade ele terá a recompensa. Isso libera dopamina porque quando você retardar esse processo seu cérebro vai se esforçar para fazer a atividade proposta proporcionando a devida energia. Vale lembrar que a inversão desse processo e a determinação da recompensa vão acelerar sua alta performance e evitar a procrastinação. Procrastinar é um mecanismo de defesa que você utiliza para falta de energia, trocar sua tarefa por uma diversão. Seu cérebro não quer gastar energia com isso, ele precisa ser reprogramado para ação de forma simples. Pense nos seguintes passos:

– contar até 3 e partir para ação
– dividir em pequenos passos o que precisa ser feito
– identificar o seu propósito em cada tarefa simples
– mudar sua expectativa de realização do trabalho
– criar contato com a atividade realizando um período de tempo determinado

As tarefas reais do seu dia são diferentes das suas demandas, o tempo não é compatível a sua rotina, só a sua força de vontade não dá conta de resolver o que precisa ser feito. Portanto você adia e procrastina o que não consegue realizar ou faz suas atividades na última hora.

Como criar uma outra forma de agir com foco e produtividade? Você pode inserir um outro hábito e programar seu cérebro para agir diferente utilizando uma metodologia que te auxilie, caso não saiba como utilizar uma metodologia que se adapte ao seu ritmo, é importante ter um mentor.

Procurar um coach para auxiliá-lo a escolher a melhor metodologia para você, faz com que seu tempo seja melhor aproveitado e sua performance atinja outro nível favorecendo o controle da sua vida.
Procrastinar é um comportamento natural de defesa, você não precisa eliminá-lo. Você pode ressignificar este comportamento e ter uma rotina mais produtiva do jeito que você determinou. Você já mudou sua rotina de trabalho? Quando pretende começar a agir de forma diferente?

Foto: Ant Rozetsky / Unsplash

Deixe uma resposta