Psicólogos são todos iguais, não é mesmo?

Psicólogos são todos iguais, não é mesmo? Errado. Para quem vê de fora a Psicologia é uma só, mas quem respira Psicologia sabe que não é bem assim.

Existem tantas “psicologias” quanto existem diferentes formas de enxergar o ser humano. Algumas vão defender que somos inerentemente livres, outras, como a Psicologia Comportamental, vão entender que somos determinados e que a liberdade é uma ilusão.

A Análise do Comportamento, ou Psicologia Comportamental (ou até mesmo Psicologia Experimental) como também é chamada, tem voltado a crescer em popularidade por conta de suas aplicações em diversas áreas como Inteligência Artificial, Machine Learning, Marketing e Gestão de Recursos Humanos por ser uma Psicologia mais experimental e voltada a dados.

Ficou curioso e quer entender do que se trata? Preparamos uma série de 3 artigos para você entender o básico desta ciência.

Para a Análise do Comportamento o objeto de estudo da Psicologia é justamente o Comportamento

A principal diferença entre a Análise do Comportamento e as outras abordagens é como ela define o objeto de estudo da Psicologia. Enquanto a Psicanálise de Freud vai dizer que é o inconsciente, o Behaviorismo (que é a filosofia por trás da análise do comportamento) define como objeto de estudo o comportamento.

Comportamento é mais do que uma simples ação

Mas não se engane. Comportamento para a Análise do Comportamento não é somente aquelas ações que são observáveis por outras pessoas. Comportamento é definido como a relação entre as Respostas do indivíduo e os Estímulos do ambiente, sendo essa interação diretamente observável ou não.

3 conceitos básicos

Estímulos. Um estímulo é toda alteração no ambiente capaz de atingir o organismo, independente da ciência desse organismo sobre esse atingir. Basicamente, quase todo evento ambiental é um estímulo, desde que o organismo seja biologicamente sensível a esse evento.

Os exemplos mostram o quão variados esses estímulos podem ser:

  • Uma luz acessa
  • A fisionomia de alguém
  • Um prato de comida
  • Um choque no braço
  • Uma palavra em um texto

Resposta. Todo tipo de alteração no organismo, podendo ser inata ou adquirida. De forma simples, são as atividades do ser vivo.

Alguns exemplos:

  • Levantar-se
  • Correr
  • Piscar
  • Salivar
  • Falar
  • Imaginar

Ambiente. É o conjunto de estímulos externos e internos que são capazes de influenciar a probabilidade de resposta de um organismo. Isto é: são os eventos ambientais presentes antes da resposta ocorrer e depois da resposta ocorrer.

Comportamento é produzir mudanças e ser transformado com essas mudanças

Comportar-se então, é responder na presença de estímulos, produzir mudanças no ambiente e em última instância ser atingido por essas mudanças. Por isso, dizemos que é muito mais do que uma simples ação. Pensar assim obscurece toda essa complexidade tão própria da nossa relação com o mundo.

Nos próximos artigos

Nos textos seguintes vamos explorar melhor como a Análise do Comportamento nos ajuda a entender, prever e modificar nossos comportamentos. Apresentando novos conceitos e nos aprofundando nesse universo.

See you later 😉

Deixe uma resposta