Fundação Dom Cabral lança programa de desenvolvimento para famílias empresárias no Rio de Janeiro

A SISEN, associada da Fundação Dom Cabral, promove de agosto a dezembro, no campus RJ, localizado em Botafogo, o programa “Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas e da Família Empresária (PDA)”. Com professores especialistas, advogados, terapeutas familiares e empresários convidados pela FDC, o programa é dividido em quatro blocos: Bloco I (Integração e Governança Corporativa), Bloco II (Gestão do Patrimônio), Bloco III (Sucessão e Longevidade do Negócio) e Bloco IV (Liderando o Futuro).

Segundo dados do IBGE, negócios de família representam 90% dos empreendimentos brasileiros e geram 65% do PIB. No entanto, o índice de mortalidade dessas empresas com o passar das gerações é bastante alto. Apenas 30% sobrevivem à transição para a segunda geração e não mais do que 4% passam da terceira geração.

Tendo em vista os dados citados acima, o PDA proporciona um alinhamento de percepções, responsabilidades, prerrogativas, direitos e estratégias adequadas às famílias e suas empresas, a partir de aporte conceitual de alta relevância e troca de experiências entre os participantes.

As aulas são expositivas, com apresentação de cases, debates, dinâmicas de grupos e integrações fora de sala de aula, promovendo o desenvolvimento do conhecimento, a integração e o networking entre os grupos familiares participantes. Os resultados esperados são o desenvolvimento de famílias empresárias com foco nos pilares Governança, Sucessão, Patrimônio e Relacionamento.

Empresas como Bauducco, Construtora Líder, Dori Alimentos, Dudalina, Drogaria Pacheco, Grupo Algar, Grupo Silvio Santos, Localiza Rent a Car, Supermercado Zona Sul, Hortifruti entre diversas outras já participaram do programa. O PDA está há 20 anos no mercado, tendo auxiliado, mais de 600 famílias empresárias de todo o Brasil.

“O PDA abriu várias portas internamente. As famílias ainda que pequenas, como a nossa, no fundo tem os mesmos tipos de problemas, independentemente do tamanho da empresa e do segmento. Foi muito gratificante para nós ouvirmos das outras famílias, que compartilharam seus exemplos, o que funciona e o que não funciona. Você vai além, você sai um pouco do seu mundo e passa a enxergar outras dinâmicas, outras oportunidades. Precisamos sempre melhorar, ouvir e aprender. Tudo isso é muito rico”, relata Carlo Andrea Bauducco, Diretor de Novos Negócios da empresa Bauducco.

Sobre a Fundação Dom Cabral

Há mais de 40 anos a FDC desenvolve executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos em vários países. A FDC é uma das escolas de negócios mais relevantes do mundo por oferecer o que há de mais inovador por meio de soluções educacionais nacionais e internacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas como Cambridge, IMD, Insead permite o acesso à modernas ferramentas de gestão de negócios, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento.

Sobre a SISEN

A SISEN é uma empresa de soluções empresariais voltada para o desenvolvimento de pessoas e organizações. Fundada em 1990, presta consultoria à pequenas e médias empresas, além de levar os programas da Fundação Dom Cabral para empresários e gestores.

Serviço:

Programa para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária (PDA)

Início: Agosto de 2019

Término: Dezembro de 2019

Horário: de 9h às 18h, sendo dois dias consecutivos para cada módulo

Local: Campus FDC Rio de Janeiro – Praia de Botafogo, 300 – Botafogo

Público Alvo: Grupos familiares acionistas de empresas de médio porte do Rio de Janeiro

Mais informações e inscrições: https://www.sisen.com.br/pdario/
Email: sisen@sisen.com.br
Tel: 21-2262-7328

Hayla Leite
assessoria@simples.net
Tel: 21-98306-4707

Deixe uma resposta