Os 6 principais indicadores do marketing digital

O investimento em marketing digital é uma grande mina de ouro para as empresas que procuram notoriedade e resultados rápidos dentro da internet. Ao contrário da forma orgânica, dentro do digital, o investimento em mídia facilita para que as marcas possam impactar o público certo e de forma rápida e assertiva. Além disso a possibilidade de mensurar cada centavo investido é muito importante para que as corporações possam rentabilizar seu dinheiro investido o máximo possível.

Porém, é necessário gerenciar o desempenho de suas campanhas para realizar as otimizações corretas para alcançar os resultados estipulados. Dessa forma, é preciso estipular quais serão seus KPIs (Key Performance Indicator) de desempenho. São os indicadores (números) que deverão ser acompanhados para justificar se as estratégias adotadas estão acontecendo como planejado.

Entretanto, para cada KPIs escolhido, é preciso estar de acordo com os objetivos do seu negócio. Para facilitar, irei apresentar os KPIs de marketing digitais, seus benefícios do seu uso de forma correta.

Principais Indicadores de marketing digital:

Obviamente, existem diversos indicadores relacionados ao marketing digital de acordo com cada campanha e objetivo, entretanto, neste artigo listarei apenas os principais que você precisa conhecer para ter grandes resultados em suas campanhas:

CTR;

Número de visitantes únicos no site;

Taxa de rejeição;

Tempo gasto no site;

Fontes de tráfego;

Conversões;

Vamos ao detalhamento de cada Indicador de desempenho mencionado acima:

  1. CTR:

O significado do CTR (do inglês, click-through rate) ou taxa de cliques, esse indicador é utilizado para mensurar o sucesso de anúncios em displays (banners online), palavras-chave e outras fontes de clique, como por exemplo, anúncios do facebook. O indicador tem como objetivo, medir o número de cliques que seu anúncio recebeu em relação ao número de impressões realizadas. Quanto maior a taxa de cliques, mais relevante o anúncio se torna para atrair mais tráfego para o site/e-commerce.

O KPI é utilizado para entender se o anúncio, como: banners online, anúncios do facebook ou palavras-chave é realmente interessante para o público-alvo estipulado.

O CTR também é um indicador para realização de teste A/B. Vamos supor que você tenha dois anúncios completamente diferentes para uma segmentação especifica. Para entender qual anúncio está tendo maior relevância, o CTR será o indicador ideal para esse tipo de análise.

Como é calculado o CTR? (Cliques / Impressões) x 100 = CTR

  1. Número de visitantes únicos do site:

O indicador de visitantes únicos do site é utilizado por muitos profissionais de marketing digital, o mesmo tem o intuito de fornecer informações para entender se as estratégias traçadas estão favorecendo para o aumento de novos usuários para o seu site. Assim, com esse KPI é possível analisar se houve um crescimento quando se trata em conhecimento de marca.

A melhor ferramenta para se fazer esse tipo de análise é o Google Analytics, que além disso, consegue mostrar em real time, o número de pessoas que estão navegando em seu site.

  1. Taxa de rejeição:

O KPI apresenta a porcentagem de visitantes que abandonaram o seu site antes de seguir para outras páginas, em resumo, eles visitam apenas uma única página, esse indicador também é conhecido como Bounce Rate.

O objetivo desse indicador é analisar quais são ás páginas que possuem uma grande taxa de rejeição. Com essa informação fica claro que há uma necessidade em melhorar usabilidade das páginas que possuírem essa taxa em grande porcentagem. As formas de melhoria estão relacionadas ao carregamento da mesma, imagens leves e textos mais claros para que o visitante tenha o interesse em seguir adiante.

De acordo com a definição do próprio Google Analytics, a taxa de rejeição, ou bounce rate, sinaliza “o percentual de sessões de uma única página (ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela, quanto mais próximo do 100% a pagina estiver, significa que a mesma possui uma grande taxa de rejeição.

  1. Tempo gasto no site:

Um indicador muito importante para o marketing digital, principalmente quando se trata de uma estratégia focada em conteúdo, pois o intuito é que seu público possa consumir o máximo possível do seu assunto. Se o tempo médio de leitura é de 5 minutos e seu público não passa mais de 30 segundos na página em si, isso deixa claro que o conteúdo não está sendo relevante para os usuários. A métrica pode ser analisada pelo Analytics, sendo assim, atente-se para que a página seja carregada de forma rápida e o conteúdo seja de estrema relevância para que o público permaneça por mais tempo.

  1. Fontes de tráfego:

A métrica apresenta de quais formas os visitantes chegaram até o seu site, assim, é possível entender quais são as melhores fontes de tráfego para uma maior rentabilidade.

Primeiro vamos entender quais são as principais fontes de tráfego:

Tráfego orgânico: São visitantes que chegaram no seu site através de uma palavra-chave em algum buscador como Google, Bing e Yahoo, sem a necessidade de uma campanha de pesquisa, sendo assim, os mesmos clicaram no seu link que estava atrelado a uma busca realizada;

Tráfego direto: São visitantes que acessam seu site digitando sua URL no navegador;

Tráfego de Referência: São usuários que visitaram o seu site por meio de outro site (backlink), como por exemplo, uma rede de afiliados como a Zoom e Lomadee.

Tráfego de campanha: Visitantes que chegaram no seu site por meio de uma campanha paga como banners online, links patrocinados e anúncios de redes sociais.

O indicador tem como objetivo apresentar o tráfego com maior percentual para que suas otimizações possam ser assertivas, por exemplo: se você possui uma campanha no instagram e outra no facebook, é possível saber qual canal está atraindo mais tráfego para o seu site e consequentemente otimizar o investimento para o canal com maior tráfego e assim alcançar uma maior rentabilidade.

  1. Conversões;

Se você possui um e-commerce ou objetivo de suas estratégias está relacionado a conquista de novos Leads (pessoa interessada por seu produto ou serviço), o indicador  tem uma grande importância para suas campanhas, pois, através do número de conversões é possível entender a rentabilidade de seu investimento em campanhas pagas. A métrica também te ajuda a compreender o quanto você está investindo para vender produto X (investimento/conversão do produto) ou quanto você investe para que uma pessoa faça um cadastro em seu site (Custo por lead = Investimento/conversões).

Além disso, quando se sabe o seu CPL (custo por lead), é possível estipular o número de conversões e consequentemente saber o investimento necessário para alcançar o resultado. Por exemplo, se você sabe que o valor da sua conversão é de 12 reais, para alcançar 100 conversões é preciso investir 1200 reais (conversões x custo por conversão = Investimento da campanha);

Como mencionado acima, existem diversos indicadores dentro do Universo digital. Porém, dependendo do seu planejamento estratégico, os KPIs devem ser alinhados a sua estratégia de marketing. Sendo assim, é importante conhecer os indicadores que serão relevantes para ser mensurados e acompanhados constantemente.

Foto: Adeolu Eletu / Unsplash

  • Últimos Artigos
Lucas Gonçalves
Lucas Gonçalves, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV. Possui mais de 5 anos de experiência em marketing digital. Atualmente, atua na área de Mídia com foco em Performance e Estratégia Digital. Especialista em Google Adwords e DV360 (programática).
×
Lucas Gonçalves
Lucas Gonçalves, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV. Possui mais de 5 anos de experiência em marketing digital. Atualmente, atua na área de Mídia com foco em Performance e Estratégia Digital. Especialista em Google Adwords e DV360 (programática).
Latest Posts

Deixe uma resposta