Conceito ZMOT: estratégia de marketing para alavancar seu negócio

Você já parou para analisar quais são suas atitudes ao tomar conhecimento de um produto pela primeira vez? Tenho certeza que você pensou, “vou procurar na internet para saber mais informações sobre o produto em si”. Esse é o conceito ZMOTZero Moment of Truth, um termo criado pelo Google.

De maneira bem resumida, ZMOT traduzido em português: Momento Zero da Verdade é um conceito que exemplifica como os consumidores se comportam durante todo o processo de compra até a tomada de decisão. Esse conceito criado pelo Google através de um estudo que buscava analisar o comportamento de compra dos consumidores e os reais motivos para realizar uma compra na era da internet.

Para que possamos entender melhor o conceito, vamos analisar como era o modelo de compra tradicional. Antes da era da internet, o consumidor se comportava de forma passiva em relação ao estimulo da mídia tradicional e suas etapas eram:

Estímulo: O consumidor era impactado e consequentemente estimulado a comprar um produto através de um comercial de TV, anúncio de revista e etc.

PDV (Ponto de Venda): Para aprofundar seu conhecimento sobre o produto, o consumidor iria até o ponto de venda para obter mais informações e realizar a compra, onde acontecia o primeiro momento da verdade;

Experiência: Após fazer a compra do produto, em que o mesmo tinha a experiência e poderia fazer uma avaliação do produto/serviço adquirido (segundo momento da verdade) e assim fazer uma avaliação se realmente o produto atendeu suas expectativas. Porém essa experiência era compartilhada com poucas pessoas.

Modelo mental tradicional em 3 etapas:

Um novo comportamento de compra:

Com a tendência da tecnologia, o Google notou uma significativa mudança no comportamento do consumidor, sendo assim realizou um estudo junto com Shopper Sciences para entender as principais mudanças de comportamento dos compradores até a decisão final. O estudo revelou que a grande mudança em sua jornada de decisão estava relacionada ao momento em que ele estava na frente do produto e que já não era mais o primeiro momento da verdade. Pois ao saber de um produto ou serviço, a primeira atitude do consumidor era de pesquisar na internet sobre informações detalhadas do seu produto de interesse, muito antes de ir até o ponto de venda.

m

O ZMOT acontece porque os consumidores buscam informações de fontes confiáveis antes de tomar a decisão de comprar o produto. Essas informações estão relacionadas as opiniões de outras pessoas em sites e fóruns, comparação com a concorrência, vídeos que descrevem a funcionalidade e a avaliação do produto e afins.

Quando se chega no momento da compra, o consumidor já está com informações profundas sobre o produto, sem a necessidade de consultar um vendedor para tomar a decisão e posteriormente o mesmo fará a avaliação do produto de forma pública para auxiliar outros que estão em busca de informação do produto ou serviço em si.

Dessa forma há uma grande mudança no mindset em relação ao marketing e algumas ponderações no ambiente digital, para que a estratégia de ZMOT possa alavancar os resultados de sua empresa. Algumas dessas ferramentas, são:

Ranqueamento em mecanismo de busca: Refere-se a otimizações de SEO para que seu site possa estar posicionado nos primeiros resultados de uma busca no Google de forma orgânica. Atualmente o Google representa 90% de todas as buscas realizadas na internet, por isso a importância de um SEO bem trabalhado para aumentar seu alcance no digital;

Campanhas de mídia paga: As campanhas online de mídia como Google Adwords e Facebook Ads por exemplo, aumentam a possibilidade de impactar seu público que está procurando informações de produtos/assuntos relacionados a sua empresa de forma assertiva.

Análise de avaliações e comentários na internet: É preciso analisar de forma minuciosa as diversas avaliações de sua empresa e produtos, visto que as experiências de outros usuários possuem um grande peso na decisão do consumidor. Sendo assim, comece a monitorar os feedbacks de suas redes sociais, fóruns e sites como reclame aqui. Quanto maior o número de comentários positivos, a sua empresa terá maior credibilidade perante o comprador.

Experiência dos consumidores: Um dos pilares mais importantes é a experiência do consumidor com sua a marca, que é uma grande porta de entrada para novos clientes e ao mesmo tempo, uma oportunidade de gerar novos clientes para seu concorrente. Dependerá da experiência que sua marca irá fornecer. Quando falamos de experiência, está relacionado desde uma resposta a um comentário nas redes sociais, até a solução de um problema de algum cliente com seu produto ou serviço, isso demonstra que sua marca realmente se preocupa com a satisfação dos clientes, e ao mesmo irá compartilhar a incrível experiência que teve com a sua marca!

Em resumo, ter uma boa presença no universo online é fundamental e através de otimizações para ranqueamento nos mecanismos de buscas, feedbacks positivos, comunicação de forma interativa, campanhas de mídia com o foco na experiência do consumidor com a sua marca são pontos importantes que sua empresa deverá focar nas suas ações de marketing digital

Espero que você tenha entendido a importância do conceito ZMOT na jornada de compra do seu cliente e se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto, segue o e-book gratuito do Google sobre o assunto: http://twixar.me/mlT1

Foto: Square / Unsplash

Deixe uma resposta