Plan International Brasil lança plataforma Meninas Líderes

Brasil, 15 de julho de 2019 – Já está no ar a plataforma Meninas Líderes (meninaslideres.org.br), uma iniciativa da organização não-governamental Plan International Brasil que será um ponto de encontro digital para meninas e jovens mulheres de todo o país discutirem sobre igualdade de gênero, compartilharem experiências, trocarem conhecimento. O estúdio de design e tecnologia Huia é o parceiro da Plan para o desenvolvimento.

A plataforma está dividida em várias áreas. Na Fala Menina, jornalistas, influenciadoras, blogueiras, meninas participantes dos projetos da Plan e usuárias do app vão produzir conteúdo sobre empoderamento das meninas, igualdade de gênero, direitos etc. A aba Conversar vai concentrar os debates. Será organizada em blocos, com conversas sobre temas de interesse e um espaço para desabafos e pedidos de ajuda sobre temas delicados como violência, assédio, escola e família.

Já no canal Por aí, as meninas vão trocar dicas de filmes, livros, cursos e músicas. Na Agenda será possível descobrir eventos relacionados à temática das meninas separados por período e por estado. A plataforma tem ainda uma área dedicada a Editais, com projetos e iniciativas que podem interessar a meninas e mulheres.

Na área fechada da plataforma, disponível para todas as meninas cadastradas, está também o espaço dedicado à campanha #MeninasOcupam, que celebra o Dia Internacional da Menina, em 11 de outubro, e tem eventos de ocupação de espaços políticos e da sociedade civil por um dia. Pela plataforma será possível ver um passo a passo de como realizar uma ocupação, baixar material de apoio, agendar ocupações e acompanhar uma lista de iniciativas que já aconteceram ou acontecerão.

Em breve, a plataforma também terá integração com a MAIA (Minha Amiga Inteligência Artificial), um bot que conversa com as meninas e jovens mulheres sobre relacionamento abusivo de uma forma leve e descontraída. A iniciativa faz parte da campanha #NamoroLegal, criada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Microsoft para alertar sobre estágios de um relacionamento abusivo e evitar chegar a agressões físicas.

“Estamos muito felizes com o lançamento da plataforma Meninas Líderes, um ambiente virtual para unir meninas de todo o Brasil para que, juntas, elas se fortaleçam para serem líderes locais. Esta é uma iniciativa da Plan alinhada com o nosso objetivo mundial de alcançar 100 milhões de meninas nos próximos anos”, afirma Cynthia Betti, diretora-executiva da Plan no Brasil.

A tecnologia – Em um ambiente em que as meninas precisam estar protegidas e se sentirem seguras, o desafio da Plan foi encontrar um parceiro que a ajudasse no desenvolvimento do projeto. É aí que entra o Huia, estúdio de design e tecnologia.

De olho em tendências tecnológicas e em como fazer com que as usuárias tenham a melhor experiência possível dentro da plataforma, o Huia desenvolveu o produto utilizando a tecnologia PWA (Progressive Web Apps), que é uma nova tendência em relação à criação de aplicativos.

Ao acessar a plataforma, as meninas terão uma experiência semelhante a um aplicativo. PWA é uma iniciativa do Google que foi criada para que as pessoas consigam ter experiências semelhantes a um aplicativo sem a necessidade de fazer o download e instalar. A instalação de um app costuma ser uma grande barreira para sua utilização.

Além disso, como o PWA utiliza tecnologias do navegador já conhecidas, como HTML e Javascript, o que facilita e barateia o seu desenvolvimento, além de não ser necessário criar soluções duplicadas de apps nativos para Android e iOS.

Algumas das vantagens do PWA em relação a um site mobile é que ele pode funcionar em modo offline e pode ser instalado na tela inicial do smartphone, como um aplicativo tradicional. Outra vantagem é que o conteúdo pode ser indexado e encontrado em buscadores. Com a adesão da Apple à iniciativa, em breve a tecnologia deve se tornar uma grande alternativa à necessidade da criação de apps nativos.

Contatos para a imprensa:

Plan International Brasil:

Renata Leal – 11 99731-3813 // renata@comunicamag.com.br

Suzane G. Frutuoso – 11 97193-4684 // suzane@comunicamag.com.br

Huia:

Luli Liebert – 11 2365-8704 // luli@ladoc.lu

Deixe uma resposta