Plan International Brasil lança plataforma Meninas Líderes

Brasil, 15 de julho de 2019 – Já está no ar a plataforma Meninas Líderes (meninaslideres.org.br), uma iniciativa da organização não-governamental Plan International Brasil que será um ponto de encontro digital para meninas e jovens mulheres de todo o país discutirem sobre igualdade de gênero, compartilharem experiências, trocarem conhecimento. O estúdio de design e tecnologia Huia é o parceiro da Plan para o desenvolvimento.

A plataforma está dividida em várias áreas. Na Fala Menina, jornalistas, influenciadoras, blogueiras, meninas participantes dos projetos da Plan e usuárias do app vão produzir conteúdo sobre empoderamento das meninas, igualdade de gênero, direitos etc. A aba Conversar vai concentrar os debates. Será organizada em blocos, com conversas sobre temas de interesse e um espaço para desabafos e pedidos de ajuda sobre temas delicados como violência, assédio, escola e família.

Já no canal Por aí, as meninas vão trocar dicas de filmes, livros, cursos e músicas. Na Agenda será possível descobrir eventos relacionados à temática das meninas separados por período e por estado. A plataforma tem ainda uma área dedicada a Editais, com projetos e iniciativas que podem interessar a meninas e mulheres.

Na área fechada da plataforma, disponível para todas as meninas cadastradas, está também o espaço dedicado à campanha #MeninasOcupam, que celebra o Dia Internacional da Menina, em 11 de outubro, e tem eventos de ocupação de espaços políticos e da sociedade civil por um dia. Pela plataforma será possível ver um passo a passo de como realizar uma ocupação, baixar material de apoio, agendar ocupações e acompanhar uma lista de iniciativas que já aconteceram ou acontecerão.

Em breve, a plataforma também terá integração com a MAIA (Minha Amiga Inteligência Artificial), um bot que conversa com as meninas e jovens mulheres sobre relacionamento abusivo de uma forma leve e descontraída. A iniciativa faz parte da campanha #NamoroLegal, criada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Microsoft para alertar sobre estágios de um relacionamento abusivo e evitar chegar a agressões físicas.

“Estamos muito felizes com o lançamento da plataforma Meninas Líderes, um ambiente virtual para unir meninas de todo o Brasil para que, juntas, elas se fortaleçam para serem líderes locais. Esta é uma iniciativa da Plan alinhada com o nosso objetivo mundial de alcançar 100 milhões de meninas nos próximos anos”, afirma Cynthia Betti, diretora-executiva da Plan no Brasil.

A tecnologia – Em um ambiente em que as meninas precisam estar protegidas e se sentirem seguras, o desafio da Plan foi encontrar um parceiro que a ajudasse no desenvolvimento do projeto. É aí que entra o Huia, estúdio de design e tecnologia.

De olho em tendências tecnológicas e em como fazer com que as usuárias tenham a melhor experiência possível dentro da plataforma, o Huia desenvolveu o produto utilizando a tecnologia PWA (Progressive Web Apps), que é uma nova tendência em relação à criação de aplicativos.

Ao acessar a plataforma, as meninas terão uma experiência semelhante a um aplicativo. PWA é uma iniciativa do Google que foi criada para que as pessoas consigam ter experiências semelhantes a um aplicativo sem a necessidade de fazer o download e instalar. A instalação de um app costuma ser uma grande barreira para sua utilização.

Além disso, como o PWA utiliza tecnologias do navegador já conhecidas, como HTML e Javascript, o que facilita e barateia o seu desenvolvimento, além de não ser necessário criar soluções duplicadas de apps nativos para Android e iOS.

Algumas das vantagens do PWA em relação a um site mobile é que ele pode funcionar em modo offline e pode ser instalado na tela inicial do smartphone, como um aplicativo tradicional. Outra vantagem é que o conteúdo pode ser indexado e encontrado em buscadores. Com a adesão da Apple à iniciativa, em breve a tecnologia deve se tornar uma grande alternativa à necessidade da criação de apps nativos.

Contatos para a imprensa:

Plan International Brasil:

Renata Leal – 11 99731-3813 // renata@comunicamag.com.br

Suzane G. Frutuoso – 11 97193-4684 // suzane@comunicamag.com.br

Huia:

Luli Liebert – 11 2365-8704 // luli@ladoc.lu

Os artigos publicados em nome de Ms. Release são de responsabilidade dos responsáveis por este site de notícias. Entre em contato caso tenha alguma observação em relação às informações aqui contidas.
×
Os artigos publicados em nome de Ms. Release são de responsabilidade dos responsáveis por este site de notícias. Entre em contato caso tenha alguma observação em relação às informações aqui contidas.
Latest Posts

Deixe uma resposta