Conhecido como “marketing de atenção”, em uma tradução literal do inglês para o português que significa: “marketing de entrada”. O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias com o foco em atrair, converter e encantar seus clientes. Diferente da publicidade tradicional em que os anunciantes vão atrás do seu público, no Inbound Marketing funciona em que o público têm seus interesses despertados através de conteúdos relevantes, que engajam esses potenciais clientes com as empresas que disponibilizaram esse conteúdo através de estratégias por etapas.
Como é realizado esse tipo de estratégia? Por meio de práticas, com o objetivo de atrair o seu target potencial para seu site ou até mesmo um blog. E assim, estreitar o relacionamento entre a sua marca vs. audiência, isso acontece por meio de conteúdo personalizados. O conteúdo em si, tem como finalidade educar o seu público potencial sobre algum assunto que esteja relacionado com a sua empresa. Dessa forma, transforma sua empresa em um ponto de referência naquele determinado assunto com o objetivo final de futuramente instigar o seu futuro cliente a compra.
O que diferencia a estratégia do Inbound Marketing para as demais é a possibilidade em chamar a atenção e conquistar seu público-alvo, gerando leads altamente qualificados para a sua empresa, pois a estratégia tem como foco atrair as pessoas certas. O Inbound Marketing consegue suprir a necessidade do público ao disponibilizar um conteúdo educativo e de qualidade, em contrapartida ele precisa aguçar cada vez mais o interesse das pessoas, levando-as para um próximo passo. Dessa forma, a empresa aumenta sua credibilidade perante sua audiência, até alcançar o último passo, em que o conteúdo da estratégia esteja atrelado a um produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
Para que a estratégia alcance o êxito, é preciso seguir a metodologia do Inbound Marketing:
O Inbound Marketing faz a combinação entre conteúdo, automação de marketing e redes sociais. Sua metodologia é baseada em quatro pilares:
- Atrair o tráfego de visitantes;
- Converter visitantes em leads;
- Transformar leads em clientes;
- Encantar os clientes para que se tornem divulgadores da sua marca.
Essas etapas são feitas por meio de ações estratégicas e integradas por meio de: SEO, mídias sociais, e-mail marketing, blog, landing pages e afins, todas as etapas são monitoradas por uma ferramenta, dessa forma é viável mensurar e analisar os resultados obtidos em cada pilar do Inbound Marketing e assim definir ações táticas para aprimorar a performance da estratégia. Dessa forma, o conteúdo publicado no momento e lugar certo, ao invés de se tornar interruptivo, acaba se tornando útil para seus clientes. Assim o Inbound marketing ajuda a reter a atenção dos potenciais clientes e como resultado, aumenta a credibilidade da empresa e gera leads qualificados com grande potencial para se tornar uma venda.
Por fim, estratégia de Inbound Marketing é complexa, requer uma definição clara de sua persona (público-alvo), a partir disso, é preciso definir quais serão as ações em cada pilar e qual o melhor conteúdo para manter a atenção de sua audiência, para que eles passem por todas as etapas do funil, até estarem maduros o suficiente para se tornarem clientes, consequentemente fidelizados e promotores da sua marca.
Foto: Campaign Creators / Unsplash
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.