Siga-nos nas Redes Sociais

Campanhas

Inbound Marketing: O que é? Quais são seus benefícios e estratégias?

Lucas Gonçalves

Publicado

em

Conhecido como “marketing de atenção”, em uma tradução literal do inglês para o português que significa: “marketing de entrada”. O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias com o foco em atrair, converter e encantar seus clientes. Diferente da publicidade tradicional em que os anunciantes vão atrás do seu público, no Inbound Marketing funciona em que o público têm seus interesses despertados através de conteúdos relevantes, que engajam esses potenciais clientes com as empresas que disponibilizaram esse conteúdo através de estratégias por etapas.

Como é realizado esse tipo de estratégia? Por meio de práticas, com o objetivo de atrair o seu target potencial para seu site ou até mesmo um blog. E assim, estreitar o relacionamento entre a sua marca vs. audiência, isso acontece por meio de conteúdo personalizados. O conteúdo em si, tem como finalidade educar o seu público potencial sobre algum assunto que esteja relacionado com a sua empresa.  Dessa forma, transforma sua empresa em um ponto de referência naquele determinado assunto com o objetivo final de futuramente instigar o seu futuro cliente a compra.

O que diferencia a estratégia do Inbound Marketing para as demais é a possibilidade em chamar a atenção e conquistar seu público-alvo, gerando leads altamente qualificados para a sua empresa, pois a estratégia tem como foco atrair as pessoas certas. O Inbound Marketing consegue suprir a necessidade do público ao disponibilizar um conteúdo educativo e de qualidade, em contrapartida ele precisa aguçar cada vez mais o interesse das pessoas, levando-as para um próximo passo. Dessa forma, a empresa aumenta sua credibilidade perante sua audiência, até alcançar o último passo, em que o conteúdo da estratégia esteja atrelado a um produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Para que a estratégia alcance o êxito, é preciso seguir a metodologia do Inbound Marketing:

O Inbound Marketing faz a combinação entre conteúdo, automação de marketing e redes sociais. Sua metodologia é baseada em quatro pilares:

  • Atrair o tráfego de visitantes;
  • Converter visitantes em leads;
  • Transformar leads em clientes;
  • Encantar os clientes para que se tornem divulgadores da sua marca.

Essas etapas são feitas por meio de ações estratégicas e integradas por meio de: SEO, mídias sociais, e-mail marketing, blog, landing pages e afins, todas as etapas são monitoradas por uma ferramenta, dessa forma é viável mensurar e analisar os resultados obtidos em cada pilar do Inbound Marketing e assim definir ações táticas para aprimorar a performance da estratégia. Dessa forma, o conteúdo publicado no momento e lugar certo, ao invés de se tornar interruptivo, acaba se tornando útil para seus clientes. Assim o Inbound marketing ajuda a reter a atenção dos potenciais clientes e como resultado, aumenta a credibilidade da empresa e gera leads qualificados com grande potencial para se tornar uma venda.

Por fim, estratégia de Inbound Marketing é complexa, requer uma definição clara de sua persona (público-alvo), a partir disso, é preciso definir quais serão as ações em cada pilar e qual o melhor conteúdo para manter a atenção de sua audiência, para que eles passem por todas as etapas do funil, até estarem maduros o suficiente para se tornarem clientes, consequentemente fidelizados e promotores da sua marca.

Foto: Campaign Creators / Unsplash

Lucas Gonçalves, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV. Possui mais de 5 anos de experiência em marketing digital. Atualmente, atua na área de Mídia com foco em Performance e Estratégia Digital. Especialista em Google Adwords e DV360 (programática).

Continuar Lendo
Publicidade O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Escreva um Comentário

Campanhas

Como construir uma autoridade digital

Lucas Gonçalves

Publicado

em

Em um mundo cada vez mais digital em que as pessoas estão conectadas 24 horas por dia, ter uma autoridade online dentro de um segmento, possibilita que uma empresa se diferencie e esteja na frente de seus concorrentes. O grande desafio das marcas é conquistar essa notoriedade para ser referência perante seu público, pois, além de competir direta e indiretamente com centenas de outras marcas que somos expostos todos os dias.

A construção desse status, depende de um conjunto de aplicações que devem ser trabalhadas de forma simultânea. Deste modo, é possível aumentar sua credibilidade perante seus clientes e consequentemente se tornar referência no meio de atuação, pois não basta ter um site e criar uma página no Facebook, é preciso fazer a diferença e agregar valor ao seu público-alvo. Porém, é um trabalho árduo e complexo. Neste artigo você verá algumas dicas para construir uma autoridade sólida no nicho de atuação de sua empresa.

Conheça seu público:

Para ter uma autoridade permanente, é imprescindível que você conheça seu público de forma profunda, como seus hábitos, interesses, receios e afins. Dessa forma é possível levar um conteúdo genuíno e de grande relevância para seu target e consequentemente estreitar o relacionamento e fazer parte de seu cotidiano. Além disso é preciso entender quais são as necessidades do seu público, após isso é possível atuar de maneira estratégica em cima dessas necessidades e agregar valor a ele.

Esteja presente nas redes sociais:

As redes sociais têm um papel fundamental para a construção de uma autoridade online, pois possibilita ampliar o alcance das marcas em interagir com suas audiências. Segundo os dados do relatório “2018 Global Digital” da We Are Social e da Hootsuite, O brasileiro gasta diariamente 3 horas e meia nas redes sociais, ficando acima da média mundial. Portanto, as redes sociais são de extrema importância para a construção da autoridade. Além de estar presente é preciso ser ativo nelas, pois cada rede social possui um tipo de linguagem e conteúdo. Sendo assim é preciso ter um planejamento com calendários editoriais, ações de marketing definidas e conteúdo personalizado para seu target.

Invista em Marketing de Conteúdo:

O marketing de conteúdo auxilia as empresas em trazer temas relacionados ao seu negócio de forma autoral com objetivo de captar interessados e criar relacionamentos, ganhar credibilidade, sanar as dúvidas de seu público e posteriormente propor a venda. Para trabalhar o marketing de conteúdo de forma eficaz, o primeiro passo é ter um blog e consequentemente trabalhar com estratégias de Inbound marketing que ajudará a nutrir o interesse do seu público em seus conteúdos de acordo com sua jornada de compra. Esse tipo de estratégia impacta de forma positiva os resultados de sua empresa.

Crie Relacionamento:

Mais do que comunicar, para ter uma autoridade digital é preciso criar um relacionamento com seu público. As pessoas estão cansadas de serem “bombardeadas com mensagens irrelevantes de diversas empresas. A internet deu a possibilidade para que as marcas possam trabalhar de forma humanizada com seu público. Porém poucas empresas entendem a diferença entre comunicar vs. criar um relacionamento. A partir do momento em que a marca estabelece um relacionamento com seu público, aumenta sua confiabilidade, empatia e um grande vínculo.

Utilize o e-mail marketing a favor de um relacionamento construtivo:

O e-mail marketing é uma grande ferramenta que permite que sua marca seja lembrada constantemente por sua audiência. Como foi mencionado acima sobre a importância do relacionamento e do conteúdo relevante, o e-mail marketing potencializa para que sua empresa possa estreitar cada vez mais esse relacionamento com conteúdo e novidades que despertam o interesse do seu target. Além disso, é uma grande ferramenta de engajamento.

Esse trabalho pode ser realizado de forma automatizada, evitando um excesso de tempo gasto com demandas operacionais. As ferramentas de e-mail marketing proporcionam uma maior eficácia, disponibilizando números de resultados dos disparos, como quantos e-mails foram abertos e etc.

Site otimizado com foco em SEO:

Ter um site responsivo, com informações claras, imagens leves e textos que contenham palavras-chave relevantes de acordo com sua marca/produtos em sua página. É primordial para que seu site seja encontrado de forma orgânica nas pesquisas do Google. Além disso é preciso realizar otimizações para mecanismos de buscas (SEO), para que ele possa aparecer na primeira página do Google. O mesmo avalia diversos aspectos desde design do site, carregamento da página até os textos de acordo com a pesquisa realizada.

Esses são alguns passos para que sua marca possa conquistar a autoridade que muitas empresas buscam dentro do Universo digital. 🙂

Foto:

 

Continuar Lendo

Trending