Siga-nos nas Redes Sociais

Autismo

Projeto Puzzle: autismo e comunicação

Autismo é um espectro. Não existem dois autistas iguais. Asperger e Autismo no Brasil

Rafael Sartori

Publicado

em

Bruno Creste / Jornal 140

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Entre estes três pilares no diagnóstico de crianças autistas, a comunicação é um distúrbio que também afeta o núcleo que envolve a criança: familiares, professores, terapeutas e médicos. Dificilmente a comunicação é sincronizada e ocorre muito ruído na transmissão de informações no dia-a-dia.

Este problema de comunicação cruzou o caminho de Caio Bogos, estudante de Sistemas de Informação na FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), em uma competição organizada pela faculdade para encontrar soluções inovadoras para melhorar a vida das pessoas com autismo.

Fascinado pelo tema, Caio imergiu no universo do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Acompanhado de familiares de crianças autistas e profissionais da área, Caio desenvolveu uma plataforma para integrar todas essas pessoas em um mesmo lugar. Através de uma timeline interativa, todas as pessoas que compõem o núcleo próximo da criança com autismo serão cadastradas na plataforma e, após isso, podem interagir entre si.

Além disso, essas pessoas poderão extrair relatórios sobre o uso dessa plataforma e os principais highlights do dia-a-dia da criança. Batizado com o nome de Projeto Puzzle, a iniciativa é composta por Caio Bogos, Mariana Soares (Psicóloga) e Gustavo Boehem (Desenvolvedor), além de diversos profissionais da área que estão apoiando a construção do projeto.

Plataforma Digital – Projeto Puzzle – Autismo – Caio Bogos

Nesta semana, nós realizamos uma entrevista exclusiva com Caio Bogos, criador do Projeto Puzzle. Veja as respostas abaixo e assista ao vídeo completo no final do artigo.

Quais são os dados sobre autismo no Brasil?

Atualmente, não há como contabilizar a quantidade de pessoas com autismo no Brasil. Informalmente, estima-se que existam 2 milhões de brasileiros com o transtorno no país. No mês de julho (18), o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.861/2019, que inclui o levantamento de dados sobre a população autista no Censo 2020.

Em que fase está o projeto?

O nosso protótipo esta em testes, estou muito animado para começar a validar e verificar o interesse das pessoas com a nossa solução. Eu acredito que a nossa plataforma consegue resolver o problema de comunicação, inicialmente.

Como você irá popularizar a plataforma?

Para apresentar a plataforma, nós iremos utilizar a popularidade dos grupos de autismo nas redes sociais e apps de mensagens instantâneas. Espero conseguir trazer o máximo de impacto social com o projeto, pois, infelizmente, ainda existe bastante tabu com relação a esse tema.

Para assistir a entrevista completa com Caio Bogos para o Diálogos 140, clique no play abaixo. Para seguir o Projeto Puzzle nas redes sociais: Facebook@ppuzzleBRInstagram: @ppuzzlebr e Linkedin: @ppuzzlebr.

Produção: Bruno Creste, colaborador do Jornal 140.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.
Continuar Lendo
Comentários

Trending