Não faz muito tempo, precisei escrever um texto sobre gravidez e, ao digitar no Google sobre o tema, descobri o blog da Pom Pom Fraldas. Encontrei muito mais do que precisava, entre cuidados com a mãe e cuidados com o bebê, desde ‘‘Quero engravidar, e agora?’’ até dicas de lembrancinhas para o chá da revelação.
Fiquei pensando: não me causaria impacto algum assistir um anúncio da Pom Pom na televisão ou receber um panfleto ou e-mail da marca, porque no momento eu não estou me preparando para ser mãe, não estou grávida e ainda não tenho filhos e, mesmo em alguma dessas situações, poderia me interessar ou não, afinal, há também outras opções.
Mas, e se eu estivesse grávida ou pretendendo ter um bebê e, ao pesquisar sobre o assunto na internet, encontrasse o blog? Certamente estaria dando início, sem saber, a um processo de relacionamento com a marca, que não se resumiu em dizer que seu produto é bom e que eu preciso dele. Ao invés disso, falou comigo, entendeu minhas necessidades e até me mostrou soluções.
Não é à toa que o Inbound Marketing é conhecido como Marketing de Atração: um conjunto de estratégias baseadas na criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade, úteis e relevantes, com o objetivo de despertar o interesse de possíveis clientes e fazer com que eles procurem a marca e não o contrário.
Aliás, essa é a principal característica que difere o novo jeito de fazer marketing do tradicional Outbound Marketing, que já não funciona tão bem quanto um dia funcionou, com seus métodos de anunciar para uma grande audiência em busca de clientes.
Isso porque, com o avanço digital e o que ele proporcionou, como o fácil e rápido acesso à informação, tudo mudou! Se antes não havia problemas em ser interrompido por intervalos comerciais no meio de um filme, hoje é bem diferente e, portanto, o comportamento do consumidor agora é outro. Antes de escolher qualquer produto ou serviço, ele pesquisa e se informa uma, duas ou quantas vezes achar necessário até a decisão de compra.
Segundo a iMedia Connection, 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir conteúdo da mesma.
É como Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, escreveu em seu livro Obrigado pelo Marketing: ‘‘quanto mais de nicho for o conteúdo, menor será o alcance e maior será o engajamento’’.
Em outras palavras, você vai ganhar muito mais se direcionar seu conteúdo para quem realmente pode se interessar por ele e isso é exatamente o que o Inbound Marketing faz: atrai as pessoas certas.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.