Bandidos na tv é uma série documental, onde vários personagens se unem para contar a história de Wallace Souza. O mesmo foi um apresentador de programa policial em Manaus, entre os anos 90 e 2000. E, por incrível que pareça, ele sempre estava a frente das outras emissoras e, principalmente, da polícia. Suas equipes eram sempre as primeiras a chegar nos locais dos crimes e seu programa era um grande sucesso. O que, por si só, já é estranho. Além disso, a população criou uma verdadeira adoração pelo Wallace, que acabou sendo conhecido como “justiceiro”. Mas, como tudo pode piorar, ele também foi deputado.
Entretanto, a vida política chegou ao fim quando uma investigação a cerca da veracidade do conteúdo do seu programa começou. A história tomou conta dos jornais e agora leva Manaus como cenário para a série na Netflix. Dentre os narradores da história, temos pessoas próximas ao acusado, trechos de gravações do próprio Wallace quando ainda estava vivo e os responsáveis pela investigação.
Amazonas em foco
Eu, que sou do Norte, não fazia ideia dessa história assombrosa. “Por quanto tempo eu dormi ou aonde eu me enfiei quando tudo isso rolou?”, era tudo o que eu conseguia me questionar quando vi série. Afinal, mesmo que eu seja de Rondônia e não do Amazonas, tenho família em Manaus. Sem contar que o caso tomou repercussão mundial e é de se esperar que a informação teria chego nas redondezas, né? Mas, eu nunca tinha ouvido falar. Confesso que, além de ser assustador ver a crueldade dessa história, me entristece muito o fato de o Amazonas, e o Norte em si, ser noticia, mais uma vez, com algo negativo. Se você é de outras regiões, faça um exercício: quantas vezes você já viu notícias boas aqui do Norte?
Apesar de não ser uma regra, sempre que vamos parar nos jornais, costuma ser por algum motivo ruim. Entretanto, agora que estamos numa plataforma como a Netflix, até que podia ser diferente. Só que não foi. Mas, deixando a dor e a queixa de alguém do Norte, que conhece muitas riquezas da região, a série é muito boa.
Assustador é pouco
Bandidos na tv é bem documental e trás de volta várias cenas da época que rolava a investigação. E, consequentemente, que o Wallace estava vivo. Apesar da trama girar em torno de um caso macabro e assustador, por que não dá para imaginar tamanha crueldade para uma pessoa só, também aborda várias questões importantes. Como, por exemplo, nos atenta para o fato de as pessoas serem muito influenciáveis e como criam adoração por pessoas sem conhecê-las a fundo. Outro ponto forte da série é a costrução da narrativa. Não acusa, nem toma um único lado como verdade. Mostra tanto o lado das pessoas que acreditam cegamente que o deputado era inocente, quanto o lado de todos que tem certeza que é culpado. Ao colocar os dois lados da história, é bem imparcial e abre espaço para que o espectador crie suas próprias teorias.
Eu recomendo fortemente se você gosta de investigação policial, de casos veridicos e, é claro, de séries documentais. Mas, se você se sente fragilizado com a falta de humanidade das pessoas, confesso que pode não ser o melhor conteúdo para você, ok? Agora, se você já assistiu Bandidos na tv, conta sua opinião aí nos comentários!