O poder de compra está em suas mãos e a sedução das lojas e o canto da sereia está nas prateleiras, e nas vitrines, na TV, nos jornais, na internet e até mesmo nas redes sociais e o consumismo grita alto. Você é um tipo de pessoa que quando fica feliz, triste, recebe uma boa noticia ou qualquer outro motivo que seja vai comemorar com compras?
Isso nos deixa tão feliz quando podemos comprar algo “eu tenho direito” “eu posso”, “eu trabalho para isso” Uma vez um professor me disse “que a felicidade não existe, que felicidade é o poder de consumo” será verdade essa frase? Imagine comigo ir em uma concessionaria de veiculo e poder comprar um carro novo sem se importar com o preço que irá pagá-lo , você já fica sonhando dirigindo e sentindo aquele cheiro de carro novo maravilhoso e vivendo em um paraíso. E decide comprar esse carro e sai da concessionaria dirigindo feliz e saltitando e no meio dessa trajetória o seu carro sofre um pequeno acidente com alguns arranhões e instantaneamente a sua felicidade cai por terra e acaba nesse momento. Que triste! É exatamente esse sentimento que acontece no poder de compra e consumo, pode ser um celular novo, uma roupa nova, uma TV, ou qualquer objeto…
O proposito dessa leitura é até onde vamos com o consumismo, saber que o poder de compra está em nossas mãos. Não estou dizendo para comprar mais nada nessa vida mas sim de ter um controle sobre suas finanças. Existem pessoas que estão no vermelho e mesmo assim não param de comprar, gastam mais do que ganham.
E aquelas dúvidas que devemos parar para nos analisarmos se compra a vista ou a prazo? A primeira coisa que você deve fazer e pensar é o que eu preciso comprar e se eu preciso disso? Simplesmente para evitar o desperdício e o principal o controle das suas finanças.
Comprar a vista é bem mais interessante e mais pratico porém irá depender do objeto. Você tem pratica de pedir desconto em uma loja? Caso seja afirmativo você está ganhando dinheiro pois o principal é dinheiro no seu bolso. Caso seja negativo por motivo que muitos eu já ouvir falar que tem vergonha de pedir desconto que acha que é coisa feia e entre outros… Mas gente se você tiver a noção de um produto o quanto foi o custo da mercadoria para formar o preço de venda eu te diria que é possível sim pedir um desconto sem ter vergonha.
Comprar a prazo exige um certo controle financeiro é um pouco mais delicado a compra. Porém deve ser analisado como está a suas contas, se usa o limite do cartão de crédito, se sua saúde financeira está bem. Não tem como pedir desconto em lojas, e em geral tem juros, ou seja, seu dinheiro indo embora.
As duas formas de comprar não são erradas, deve ser analisado com bastante cuidado e com controle das suas finanças, veja bem se comprar a vista e a loja te oferecer um desconto é aceitável, agora se a loja não te der nenhum desconto ai pode negociar. E se eu levar a prazo? E a loja te oferecer um parcelamento sem juros é bem atraente por que não comprar a prazo? As finanças se aprende no dia a dia e com muito cuidado, cautela e controle.
Foto: Sharon McCutcheon / Unsplash
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.