Mangás é um termo japonês que designa histórias em quadrinhos em geral, destarte ao redor do mundo essa denominação indica um caráter único e expressão artística cultural típica do Japão.
A mostra coleta sete obras de Naoki Urasawa, renomado *Mangaká, reconhecido internacionalmente por suas técnicas de desenho e estilo inovador, que foca nas expressões humanas, em enredos que procuram destacar o lado obscuro e sombrio da humanidade através de críticas sociais.
*Mangaká: Nome atribuído aos desenhistas e criadores de Mangás.
No local estão dispostos storyboards, ilustrações e rascunhos do autor, onde é possível folhear as páginas de alguns cadernos originais que Urasawa utilizava na juventude, rabiscos e expressões livres de um estudante entediado, provavelmente em meio a alguma aula chata, quem nunca?
Junto a capítulos inteiros expostos em grandes cenários, que tornam a imersão mais atrativa, a exposição não deixa de aproveitar o momento de concentração para atrair o leitor aos painéis explicativos, sobre a história, contexto, técnicas e cultura que envolvem a produção de um Mangá. A interatividade do público com as obras tornam a experiência mais real, você sente a atmosfera de criação, que lhe aproxima do autor, com rascunhos espalhados em todos os cantos, artes em grandes quadros e um leve som ambiente de música Folk rock, reproduzidas pelo próprio autor, que além de todo talento para desenho é também compositor, suas músicas são usadas nas trilhas sonoras das adaptações cinematográficas e televisivas de seus Mangás. A exposição transmite toda a alma e dedicação de Urasawa , que já atingiu a marca de 128 milhões de exemplares vendidos, não é por menos que teve uma de suas obras expostas no Museu do Louvre.
Além da exposição o centro cultural oferece palestras abertas ao público sobre o tema em questão, com convidados ilustres das principais editoras brasileiras responsáveis por trazer os Mangás para as terras tupiniquins. A programação temática também conta com eventos interativos como JBC Henshin+ 2019, encontros *live painting e exibição de *Animes em um espaço aconchegante, ao modelo de cinema ao ar livre, sob curadoria da Crunchyroll, que ocorrerá todas as sextas a noite até janeiro.
*Live painting: Ambientes onde artistas pintam suas obras ao vivo com a presença do público
*Animes: Desenhos japoneses, em sua maioria adaptações de mangás de sucesso.
Para finalizar esse banquete de experiências, após a visitação que tal experimentar um delicioso Blend no Café Mirai, logo no primeiro andar, acompanhado daquele tradicional café, em seguida se achegar nos sofás próximo a biblioteca, retirar um livro cheio de ilustrações e aproveitar o resto da visita na complacência e o vazio da paz oriental.
A ousada investida do centro cultural Japonês em apresentar essa exposição, demonstra não apenas um respeito e orgulho em relação a nona arte no Japão, mas também o forte interesse de um público emergente no Brasil. Com as olimpíadas de 2020 sediadas na terra do sol nascente se aproximando, é de se esperar convites e exposições cada vez mais atrativas, com intuito de cativar os fãs e atrair o interesse de um novo público para essa magnífica cultura.
A exposição ocorre de 29/10 a 05/01/2020, maiores informações sobre visitação guiada, excursões escolares, palestras e eventos se encontram na página oficial da Japan House Brasil.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.