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Longa trata da questão de desperdício de alimentos e combate à fome

Plataforma Videocamp disponibiliza Mesa para Todos, longa que reúne chefes preocupados em oferecer alimento, cultura e dignidade às pessoas no Rio de Janeiro

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A plataforma de Videocamp (https://www.videocamp.com/pt) incluiu em seu catálogo de filmes sob demanda para exibição pública e gratuita o documentário “Mesa Para Todos”, que discute questões como inclusão social, educação nutricional no combate à fome e ao desperdício de alimentos

De acordo com o press-release enviado ao Jornal 140 (e que publicamos na íntegra), o longa, coprodução da Maria Farinha Filmes e GNT, retrata a história de dois chefs que partilhavam do mesmo sonho: garantir acesso à comida de qualidade a todos que passam fome. A partir deste desejo, fundaram o Refettorio Gastromotiva, um projeto de David Hertz, chef, empreendedor social; Massimo Bottura, eleito melhor chef do mundo e fundador da Food for Soul; e Alexandra Forbes, jornalista e curadora gastronômica. O Videocamp também disponibilizará um material de apoio como conteúdo extra do filme, para acessar é necessário se cadastrar na plataforma.

“Mesa Para Todos” traz entrevistas e imagens captadas ao longo do lançamento do restaurante escola Refettorio Gastromotiva, durante as Olimpíadas do Rio, em 2016. Os pratos foram elaborados pelos melhores chefs do mundo junto a alunos da Gastromotiva, utilizando apenas alimentos que seriam desperdiçados, mas que estavam em perfeito estado para consumo. Hoje, três anos após seu lançamento, o projeto ajuda a ressignificar todo mês, pelo menos 5 toneladas de alimentos que seriam desperdiçados. Diariamente, frutas, legumes e verduras passam pelas mãos de chefs convidados e alunos em formação e se transformam em pratos para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.

“Essa é mais uma grande estreia que acontece via Videocamp para exibições públicas e gratuitas no Brasil e em toda a América Latina. O documentário “Mesa Para Todos”, que fala sobre a inclusão social, educação nutricional no combate à fome e ao desperdício de alimentos é um filme necessário para nos inspirar na conjuntura atual em que estamos todos inseridos”, avalia Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

A idealização e direção geral do longa fica por conta de Kiko Ribeiro, que já dirigiu obras como o documentário da HBO “Eu mudo o mundo” e a série “Tabu” da Nat Geo. Ao seu lado neste projeto está o também diretor e roteirista André Finotti, que atuou em trabalhos como “Nunca me sonharam” (Cacau Rhoden) e “Carandiru, O Filme”.

Para quem não conhece o Videocamp é uma plataforma online e gratuita que possibilita que produções audiovisuais com potencial de impacto alcancem o maior número possível de pessoas. O Videocamp tem como propósito contribuir com a democratização do acesso à cultura e à informação ao viabilizar exibições públicas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.

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Vídeo da marca Galinha Pintadinha tem 1 bilhão de visualizações no YouTube

Segundo a própria empresa, vídeo Upa Cavalinho! ultrapassa Annita e Marília Mendonça

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Foto: Divulgação

O vídeo Upa Cavalinho!, da Galinha Pintadinha alcançou 1 bilhão de visualizações no YouTube pela segunda vez em sua história e segundo comunicado envido pela empresa ao Jornal 140 e ultrapassou artistas recordistas nas redes sociais como Annita e Marília Mendonça.

O vídeo segue a linha editorial do canal da marca no YouTube e é direcionado a crianças de até seis anos de idade de todo o mundo. Além das canções e videoclipes, a personagem possui centenas de produtos licenciados desde brinquedos, materiais escolares, até roupas e produtos de higiene baby como fraldas.

“Estamos muito felizes com mais esse recorde da Galinha. Esse é o nosso primeiro vídeo do canal brasileiro da Galinha Pintadinha a bater 1 bilhão de views. O primeiro vídeo a bater esse recorde foi Pollito Amarillito, a versão em espanhol de Pintinho Amarelinho no canal em espanhol. O mais louco é que alcançou essa marca em apenas dois anos. Onde vou, eu escuto pais, vovós e crianças cantarolando a música. É um barato ver que essa composição nova já entrou no repertório infantil. ”, comemora Marcos Luporini, um dos criadores da personagem.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.
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Brasil: vendas de ecommerce na Black Friday cresceram 32,8% em 2019

Relatório da Social Miner sobre a promoção mais importante do mercado de varejo mostra que o setor movimentou 11,95 bilhões de Reais neste evento.

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Foto: un-perfekt / Pixabay

A Social Miner enviou para o Jornal 140 seu relatório da Black Friday 2019, com foco na performance dos e-commerces e no perfil do público da data. Segundo o comunicado que publicamos quase na íntegra, os dados foram extraídos da sua base, superior a 41 milhões de cadastros, e o material conta ainda com as análises de companhias parceiras.

O estudo revela que o varejo digital faturou R﹩11,95 bilhões em novembro deste ano, representando um crescimento de 32,8% em relação ao mesmo período em 2018. Além disso, quando observada a variação no volume de vendas registradas no segundo semestre de 2019, novembro aparece no topo, com representatividade de 28,29%, sendo seguido por agosto, com 18,74%; setembro, com 18,19%; outubro, com 17,9%; e por fim julho, com 16,88%.

Já a própria sexta-feira da Black Friday representou 20,69% das vendas realizadas em novembro, sendo que a representatividade média dos demais dias deste mês foi de 2,73%. No grande dia do evento, identificou-se que o primeiro pico de vendas aconteceu às 2h da madrugada e se manteve em alta até as 4h. A partir de então as conversões passaram a cair e só voltaram a crescer a partir das 9h, atingindo um novo pico ao meio dia, num volume que se manteve até o início da madrugada para sábado.

A pesquisa revela ainda que, das regiões brasileiras, o Sudeste concentrou o maior tráfego nos e-commerces no último mês, representando 63,74% das visitas aos sites. Em seguida, aparecem as regiões Sul e Nordeste, com 16,08% e 12,26%, respectivamente, enquanto o Centro-oeste, com 5,86%, e o Norte, com 2,06%, foram responsáveis pelos menores índices de tráfego.

Entre as categorias de destaque, o setor de Beleza teve o público dividido entre 86,83% dos consumidores que se declararam como do gênero feminino e 13,17% masculino. Já o segmento de Eletrônicos e Informática teve preferência dos homens, com representatividade de 95,33%, contra apenas 4,67% por mulheres.

O segmento de Multicategoria, por sua vez, registrou maior igualdade na distribuição de volume de vendas entre os gêneros: 54,12% para as mulheres e 45,88% para os homens; enquanto Moda e Acessórios teve 76,33% do público declarado como gênero feminino e 23,67%, masculino.

Apontado como relevante por 47,1% dos respondentes da Pesquisa de “Boca de Urna” para a Black Friday, lançada no final de outubro pela Social Miner e Opinion Box, o “valor do frete” saiu, em novembro de 2019, em média a R﹩ 17,90 para o consumidor, caindo 15,6% em relação ao mesmo período de 2018. Já o ticket médio subiu, com variação de 2,6%, de R﹩ 455,60 em novembro de 2018, para R﹩ 467,30 em 2019

E, se as mulheres tiveram maior representatividade no volume de pedidos realizados em novembro (57,3%), foram os homens os responsáveis por 53,7% dos ganhos alcançados pelo varejo virtual durante o mês, especialmente porque contaram com um ticket médio mais alto, de R﹩531,30, contra R﹩410,00 delas.

O relatório completo da Black Friday 2019 está disponível aqui.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.
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