Final de ano. Sempre aproveito esse período de festas para fazer uma pequena maratona literária. Essa maratona consiste em alguns livros curtos, mas não menos impactantes, onde a leitura pode ser feita em 1 dia – logicamente dependendo de quantas horas a pessoa dedicar para a leitura.
Bom, resolvi listar aqui alguns livros que eu li nos anos anteriores para você aproveitar essa época.
Intermitências da Morte
Esse livro é incrível. Ao longo de menos de 200 páginas, o Saramago nos transporta para uma semi-distopia em que as pessoas simplesmente deixam de morrer. Logicamente, como na maioria das obras desse autor, ele utiliza-se de absurdo para nos fazer refletir sobre algumas questões centrais da sociedade, como, por exemplo, o papel da morte no curso natural da vida.
A Filha Perdida
Esse é um dos melhores livros da Elena Ferrante. Nessa história, uma mulher de cerca de 40 anos vai passar alguns dias na litoral da Itália e, ao longo desses dias, ela começa a ter contato com uma família que também está passando férias no mesmo lugar. Esse é o pano de fundo para um livro que fala sobre a maternidade, culpa e arrependimentos.
O Sol na Cabeça
Esse livro de contos é simplesmente um achado incrível. Trata-se da primeira obra do Geovani Martins. Os contos são um retrato incrível da vida de pessoas comuns nas comunidades do Rio de Janeiro. É incrível e visceral.
Recomendo o conto “Roleta-Russa”.
As Coisas
Outro livro de contos. Já virei fã do Tobias Carvalho desde o primeiro conto desse livro. Trata-se de uma visão muito naturalista e, ao mesmo tempo poética, de pessoas comuns vivendo os seus desejos e dilemas.
Recomendo muito a leitura do conto “Cantiga de Roda”.
O Estrangeiro
Um ode ao niilismo. É assim que eu defino esse livro que é um dos mais famosos do Albert Camus. A falta de esperança e apatia do personagem é simplesmente desesperadora e, ao mesmo tempo, magnética.
A Revolução dos Bichos
Leitura obrigatória para os tempos atuais. Trata-se de uma fábula simples que diz muito sobre os regimes autoritários. Fica a dica: Prestem atenção em quem vocês colocam no poder!
Bom, é isso. Aproveitem o final de ano e boas leituras!
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.