Siga-nos nas Redes Sociais

Artigos 4 MIN DE LEITURA

3 dicas para não abandonar suas metas

O tema é polêmico, mas a máxima é verdadeira. O ano começou e com ele todas as metas e desejos para o ano foram escolhidas. Mas você ainda lembra quais foram as suas?

Raissa Fernanda

Publicado

em

Homem sentado refletindo sobre as metas do final do ano
Photo by Abhiram Prakash from Pexels

O tema é polêmico, mas a máxima é verdadeira.

O ano começou e com ele todas as questões que permeiam as resoluções, metas e objetivos de cada individuo. Que podem variar ano após ano ou continuar as mesmas e inalcançáveis metas. Entretanto, essas vem acompanhadas sempre da mesma promessa de que “esse ano vai”. Esquece isso.

Algumas pessoas sabem exatamente o que querem e suas metas variam de simplórias às mais ambiciosas, como: viajar para Dubai, emagrecer 20 quilos ou simplesmente aprender uma nova língua. Há também, quem certamente se viu em situações onde não sabia exatamente para onde queria ir, ou para onde estava indo, ou se quer, o que queria comer de janta.

Mas há somente um fenômeno capaz de unir esses dois perfis: A falta de persistência. A gente tende a fazer resoluções para um inteiro e esquecer na semana seguinte. Escrevi esse artigo para te ajudar a não deixar a rotina te absorver de forma a esquecer tudo aquilo que você deseja para si mesmo.  Mas antes de tudo é preciso entender porque isso acontece.

Somos consumidos pela rotina

Pode até parecer meio óbvio, mas a verdade quase sempre é. Criamos metas todos os anos de modo a buscar sermos a melhor versão de nós mesmos ou pelo menos, nos tornarmos melhores do que fomos no ano passado. Mas você lembra disso quando toma aquela ‘fechada’ no trânsito a caminho do trabalho? Ou quando coloca o despertador para tocar 5 minutinhos mais tarde pelo menos 3 vezes todas as manhãs?

Não(Eu também não lembro). E isso acontece por que vivemos de forma caótica durante toda a nossa vida, somos expostos e nos expomos às centenas de milhares de novas informações a todo momento, seja no trabalho, em casa, com a família ou qualquer outra situação em que você se enxergue no momento.

Tirar um tempo para se dedicar às suas metas viram segundo plano, quando não terceiro. E em muitos casos deixa de fazer parte do plano.

Como começar a dedicar um tempo para minhas persistir às suas metas

Você deve estar se perguntando, como fazer isso quando a rotina é tão concorrida. A verdade mesmo é que não é fácil. Nunca é. Mas nada se consegue sem esforço, mesmo que pequeno.

“Um passo e você já não está no mesmo lugar”

O segredo de focar naquilo que precisa ser feito é o planejamento. Quando você se planeja você entende o que precisa ser feito, como você consegue fazer e quando você consegue fazer. Com a visão do todo você também passa a sua reduzir a ansiedade quebrando uma grande meta em pequenas atividades. Dito isso, vamos às 3 dicas para você pegar um papel e caneta e começar a planejar suas metas de forma e de fato, tirar elas do papel:

1 – Seja realista

Cruel né? Mas é verdade. Você pode sim ser ambicioso e colocar aquela meta que todo mundo sonha em fazer, se você se comprometer de fato a trabalhar nessa meta para que ela aconteça. Se você refletir e julgar que não vai conseguir investir tempo para fazer sua meta acontecer, reveja-a.

Olhe para si mesmo e defina com clareza o que você deseja fazer esse ano e como isso impactará sua vida pessoal e/ou profissional dependendo da sua meta. Tenha claro o tamanho da prioridade que isso tem para você agora, pois é essa clareza que te impulsionará a persegui-la.

2 – Faça as contas de trás pra frente

Uma vez que suas metas estão definidas, faça as contas de quanto tempo você se dedicará diariamente, mensal ou semanalmente para alcançar essa meta e conte de trás pra frente. Um exemplo clássico por exemplo, é a meta de se dedicar a ler mais livros. Pois bem, pegue o livro de trás pra frente, conte quantas paginas ele possui, quantas paginas você pode se dedicar a ler por dia e no fim faça uma conta de exatamente em quantos dias você terá terminado o seu livro. Então se o livro possui 300 paginas e você se dedicará a ler 5 paginas por dia, você terá finalizado o livro em 2 meses.

Esse exercício vale para todo tipo de meta, outros exemplos clássicos são a perda de peso e o aprendizado de novas línguas. Independente de qual for o seu crie um pequeno check-list e faça as suas contas.

3 – Trate seu tempo como você trata do seu dinheiro

Quando você trata o seu tempo como dinheiro, você passa a analisar melhor com o que você investe o seu tempo também. Certamente você já se pegou rolando a tela do celular em uma rede social sem se dar conta, de fato de quanto tempo fora perdido ali. Ou fingindo assistir uma série ou programa de televisão, onde a televisão estava ligada mas você não necessariamente estava assistindo, certo? Clássico!

Muito do tempo investido em atividades que não te trazem retorno positivo, poderia ser investido no alcance da sua meta. E assim como tenho certeza de que você não gosta de rasgar e jogar 50 reais no lixo, não vai gostar de fazer o mesmo com o seu tempo.

Invista seu tempo em você. Em coisas que te estejam ligadas ao alcance das suas metas e te tragam satisfação pessoal.

Se você chegou até aqui é por que de certa forma te dei alguns insights importantes ao longo do texto, então não deixe de me contar se deu certo depois. Ta? Espero ter te motivado a começar a dar os passos certos para tirar aquele plano do papel. E se tiver algum amigo que esteja na mesma situação, compartilha com ele também e ajuda mais alguém nessa corrente do bem. Combinados?

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para mais conteúdos como esse.

Até a próxima!

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.

Correspondente Internacional e Produtora de conteúdo, com 7 anos de experiência em Marketing e Comunicação Social, decidi compartilhar meu conhecimento com o mundo e tecer devagarzinho de letras e cores um mundo melhor, começando por mim. E passando(quem sabe) para você.

Continuar Lendo

Escreva um Comentário

Trending

  • Registrar
ou entre com
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.