A Austrália recentemente decretou estado de emergência. Os estados mais afetados são: Nova Gales do Sul e Queensland, mas infelizmente o problema catastrófico assola todas as regiões. A Austrália declara estado de emergência por pela queimada mais perigosa de toda sua história. Ganhando visibilidade mundial, o evento continua acontecendo.
O primeiro-ministro, Scott Morrison admitiu que as chamas podem se estender por meses, uma vez que o período de seca se estende por aproximadamente mais um mês. Onde as temperaturas continuam em alta e a probabilidade de chuva é pequena.
O primeiro-ministro ainda fora muito criticado por todo o mundo, pela demora de resposta e por ter tirado férias no Hawai quando o país encontrava-se em estado de emergência.
“A Austrália está cometendo um suicídio Climático” foi o termo utilizado por uns dos maiores escritores australianos da atualidade para descrever o fogo que consome o país desde e que se intensificou ainda mais agora em 2020 para o The New York Times.
Até o momento foram também confirmadas 25 mortes. Dezenas de famílias seguem também desalojadas. Uma vez que, 1500 casas foram destruídas e 5 milhões de hectares afetados, uma área maior que a Holanda inteira.
Mais de 1/3 do território da Austrália fora corrompido pelas chamas, alterando a cor do céu que pode ser vista até na Nova Zelândia.
Devido a proporção, o primeiro-ministro decretou que destinará 2 bilhões de dólares australianos, o equivalente à 5,6 bilhões de reais para recuperação das áreas afetadas.
O país encontra-se em ultimo lugar no índice de performance em mudança climática(Relatório preparado pela ong alemã German Watch . )
A catástrofe trouxe consigo danos irreparáveis à natureza e a vida selvagem.
Cientistas mensuram que até o momento 800 bilhão de Animais foram mortos. Entre eles, um terço da população de coalas(Um dos maiores símbolos do país), colocando-os sob risco de extinção. O mesmo para diversas espécies de plantas e outros animais que também correm o risco de extinção.
De acordo com pesquisas, 77% dos australianos se sentem entre “preocupados” e “muito preocupados” com esta crise climática que, nas palavras de Michael Löwy, coloca “todos os alarmes em vermelho” por causa da “corrida louca para o lucro, a lógica produtivista e comercial da civilização capitalista / industrial” que nos levam a “um desastre ecológico de proporções incalculáveis” que “ameaça aniquilar os fundamentos naturais da vida humana no planeta.”
A população tem ajudado com campanhas online, arrecadação e muitos têm saído às ruas em busca de socorrer animais feridos ou sob risco. Muitos compartilham suas frustrações e atualizações sob o tema via twitter.
Another video from #MaluaBay #bushfire #australia #ClimateChange #ClimateChangeIsReal #wildfire copyright @alexcoppel #bushfire #wildfire #australia #batemansbay #climatechange. #southcoast #SouthCoastFires pic.twitter.com/mxo3jLIv2F
— Alex Coppel (@CoppelHeraldSun) January 4, 2020
Este es el conmovedor vídeo de un koala deshidratado pidiendo auxilio a una ciclista en Australia. Los incendios y las altas temperaturas de más de 40ºC estan destruyendo flora y fauna en la zona. (via bikebug2019) #AustraliaFires #Australia pic.twitter.com/wpze1lL79U
— Mar Gómez (@MarGomezH) December 30, 2019
A imagem que mais tem chocado toda a internet entretanto, fora a de um canguru carbonizado tentando escapar das chamas. “A Austrália é uma nação em chamas, liderada por covardes”, escreveu o principal emissor Hugh Riminton.

Com informações do El País, news.com.au e Daily Mail.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.