Siga-nos nas Redes Sociais

Publicado

em

Disponível na Netflix, o documentário da aclamada cineasta Petra Costa, narra o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Roussef, e os acontecimentos que se desdobraram logo após o episódio. A 92ª edição do Oscar acontece no dia 9 de fevereiro.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.

Os artigos publicados em nome da Redação 140 são de responsabilidade dos responsáveis por este site de notícias. Entre em contato caso tenha alguma observação em relação às informações aqui contidas.

Continuar Lendo

Escreva um Comentário

Cinema 1 MIN DE LEITURA

Sergio: Netflix divulga trailer com Wagner Moura no papel do diplomata brasileiro

Com Wagner Moura e Ana de Armas, o filme biográfico do diplomata brasileiro estreia em 17 de abril.

Publicado

em

A Netflix divulgou nesta quarta-feira (15), o primeiro trailer do filme biográfico que conta a história do diplomata brasileiro.

Durante o período caótico após a invasão dos EUA ao Iraque, o diplomata da ONU Sergio Vieira de Mello assume a missão mais complexa e perigosa de sua carreira. Wagner Moura e Ana de Armas estrelam este drama do diretor Greg Barker.

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.
Continuar Lendo

Cinema 2 MIN DE LEITURA

A vida precisa de legendas

Atualmente, há várias opções de filmes no cinema para assistir. Será que realmente é assim? Este texto reflete um pouco sobre isso.

Jéssica Patrine

Publicado

em

NEON + CJ Entertainment

O Globo de Ouro, importante premiação cinematográfica conhecida como uma das prévias para o Oscar, aconteceu no domingo, dia 5. Entre vários prêmios esperados e inesperados, discursos sobre problemas ambientais e sociais, choros e aplausos, o que me chamou a atenção foi a fala do diretor sul-coreano Bong Joon-ho, que venceu a categoria Melhor Filme Estrangeiro com ”Parasita”. Ele ironizou o fato de falantes de língua inglesa, majoritariamente norte-americanos e britânicos, não procurarem conteúdos em outros idiomas para não ter o trabalho de ler as legendas e, por isso, não assistirem bons filmes.

Nós, brasileiros, obviamente precisamos ler as legendas dos filmes de Hollywood ou das séries das plataformas de streaming. Ou assistir dublado. Mas geralmente só fazemos isso com produções em inglês. Somos cercados por países que falam espanhol. E adivinhe só: os filmes sul-americanos não estão muito presentes nos nossos cinemas. Aliás, nem toda cidade tem uma sala de cinema. E quando há cinema, inevitavelmente, é inundado por filmes da Marvel ou comédias românticas com galãs loiros. Sim, eu sei que o cinema brasileiro tem ótimos filmes e que alguns têm bilheteria considerável.

Porém, será que nossas opções são realmente diversificadas ou é só mais do mesmo? Às vezes, tenho a impressão de que no cinema atual mainstream só há remakes, live-action, super-heróis e comédias. É um pouco difícil achar conteúdo com um enredo diferenciado em inglês e português. Também é bem clichê falar que é necessário “pensar fora da caixinha”. A caixinha já virou lugar-comum. Todos querem sair dela, mas para onde ir? Existe arte fora da caixinha? Há outras caixas ou recipientes? A arte realmente precisa de uma caixinha?

Deveríamos levar a provocação do Bong Joon-ho em consideração também. Assim como os falantes da língua inglesa, temos uma certa preguiça em procurar conteúdos fora dos moldes que estamos acostumados. Afinal, se já estamos confortáveis com essas caixinhas, para quê procurar por outras? Só daria trabalho. Concordo que buscar opções diferentes exige um certo esforço. Mas aí o que você prefere: agir sempre igual, como um robô, ou escolher o que fazer? Somos o que pensamos, falamos e consumimos. Será que o nosso consumo de entretenimento é um mero escape da realidade usando caminhos conhecidos ou são novas aventuras que podem nos agregar algo?

*O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.
Continuar Lendo

Trending

  • Registrar
ou entre com
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.