A palavra reclamar vem do Latim reclamare, que significa: “gritar, protestar contra”.
Uma reclamação surge de uma insatisfação ou incômodo que você tem de forma constante ou momentânea sobre algo ou alguém. E o ato de reclamar – de forma explícita – é composto pelo ato de colocar esse incômodo para ‘fora do peito’ em voz alta(em uma conversa com amigos ou colegas de trabalhos)
Se analisarmos criticamente, nos acostumamos tanto a reclamar, que o simples ato de fazer uma reclamação virou um hábito tão natural que às vezes nem percebemos que estamos fazendo. E a verdade por trás desse hábito é que ele é de fato: TÓXICO. Produzi esse texto para te contar um pouco do porque reclamar não funciona, mas pra isso precisamos entender o porquê reclamamos, afinal.
Por que reclamamos
Existe no nosso cérebro algo conhecido como viés de negatividade – que é a nossa capacidade de prestar atenção e focar muito mais nas coisas negativas do que nas positivas.
Inicialmente feito pelos nossos antepassados, o viés de negatividade era uma forma de despertar o instinto de sobrevivência, responsável por mantê-los vivos e alerta a qualquer sinal de perigo.
Quando reclamamos estamos enviando ao nosso cérebro a informação que reativa esses neurônios responsáveis por esse viés, lançando na nossa corrente sanguínea o hormônio: Cortisol. Responsável por nos manter alerta em situações de perigo e também maior responsável pelo stress.
Mas a verdade é que, quanto mais esse comportamento é replicado com frequência, mais estamos expostos a problemas de saúde como a queda do nosso sistema imunológico, risco de doenças de Alzheimer, cardiovasculares, e o mais comum na nossa sociedade: Ansiedade e depressão.
Temos isso incorporado na nossa cultura, na forma como agimos, como nos relacionamos com as pessoas, no ambiente de trabalho e muitos outros. E esse excesso de incômodos, podem surgir de diversos motivos, seja devido há horas de trânsito mal organizado, corrupção, uma burocracia sem fim às vezes para realizar tarefas simples, economia em crise, a falta de segurança nas ruas e muitas outras coisas que nos incentivam ao ato de reclamar.
Mas qual o problema em reclamar?
Nenhum. A verdade é que reclamar, não é um problema, afinal seria impossível viver um vida completamente isenta de reclamações, ainda mais pelos fatores que citei acima. O problema acontece quando você percebe que ‘perdeu a mão’.
Quando começamos a reclamar sem se quer nos darmos conta do por que fazemos, destilando pequenos comentários negativos sobre quase tudo: O clima, a demora em uma fila, a demora de atendimento, etc.
Você deve estar pensando: Ah! mas eu não reclamo, eu só comento. Mas a verdade é que você reclama, sim! Muitas vezes sem nem perceber. Se ainda assim, vc se fizer uma auto-critica e concluir que não é reclamar, volte ao primeiro parágrafo desse texto.
Por que reclamar está te impedindo de ser feliz?
Uma pesquisa feita recentemente mostrou que 95% das vezes que estamos insatisfeitos, seja com um produto ou a forma como fomos tratados por alguém, reclamamos com em média 16 pessoas antes de buscar resolver o problema com a empresa responsável ou a pessoa em questão. E isso impacta diretamente a forma como você vive sua vida.
“Quando você enxerga apenas o lado negativo das coisas, você abre mão de ver o lado bom delas também”.
Os nossos pensamentos tem influência direta na criação da nossa realidade. e isso envolve toda a conexão mente e corpo. A mensagem negativa que enviamos ao nosso corpo reflete na forma como agimos, tornando as coisas ao nosso redor negativas e consequentemente mais tristes também.
Você já avaliou qual o benefício de um comentário negativo antes de fazê-lo? Para que você entenda como colocar em prática o ato de parar de reclamar, separei algumas dicas para te ajudar a parar de reclamar para viver de forma mais leve.
Algumas dicas para você parar de reclamar:
- Avalie se você não reclama por osmose:
Você é daquelas pessoas que fazem pequenos comentários negativos a quase tudo ao seu redor. Avalie com atenção. Pois além de ser uma ação à princípio inofensiva, pode ser absolutamente tóxico, influenciando as pessoas ao seu redor a se tornarem mais suscetíveis a reclamar. - Avalie se você reclama por que quer desabafar:
Faça o exercício de se auto avaliar e perceber quantas vezes por dia você reclama. Quando estiver fazendo isso, reflita qual a solução para o problema do qual eu estou reclamando? existe solução para o problema ou eu estou só chamando a atenção? Às vezes a reclamação vem como forma de suprir uma carência. Afinal, no momento em que você está reclamando você está também, recebendo a atenção de alguém. Entretanto, reclamar por reclamar, também influencia ao próximo, pois você o coloca em uma situação onde a outra pessoa não pode fazer nada para ajudar. - Reclamação sobre coisas que estão fora do controle:
“esta muito frio”, “esta muito calor”, “Que demora!”. Pense se você tem controle sobre a situação ou se reclamar sobre ela vai ajudar na solução do que está te incomodando. Se não, avalie se vale a pena se irritar ou reclamar apenas por reclamar.
Se você é uma dessas pessoas que reclamam de tudo, ou se você conhece alguém que é assim, não deixe de compartilhar esse conteúdo, pois é momento de repensar nossos hábitos. A fim de buscar ser a melhor versão de nós mesmos sempre, né?
Siga acompanhando o Jornal140 para conteúdos como este e muito mais.
Até a próxima 😉
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.