Em 2019, a Workana , maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, viu crescer em 50% o número de empresas cadastradas em busca de profissionais freelancers. Fundada em 2012, já alcançou mais de 2.5 milhões de profissionais cadastrados, mas foi no ano passado que cresceu exponencialmente o número de empresas em busca dos trabalhadores autônomos, acompanhando a necessidade do mercado por profissionais bem qualificados para desenvolver tarefas específicas com qualidade e confiabilidade.
Dados organizacionais apurados pela empresa revelam o crescimento e consolidação da plataforma em toda América Latina e Ásia, mas com destaque especial para o Brasil. Assim, a Workana já tem definido como quer atuar neste ano. Segundo o country manager da empresa no Brasil, Daniel Schwebel, “o mercado de trabalho brasileiro tem um potencial enorme, seja em mão de obra qualificada ou seja por empresas que precisam de serviços e buscam na conveniência e praticidade de um profissional freelancer para execução”, aponta.
Atualmente, a empresa argentina vive uma expansão no Brasil, já que 45% dos profissionais da plataforma são brasileiros. Considerando o volume de profissionais freelancers atuantes na América Latina, a Workana contabilizou um crescimento de 43% em comparação ao ano anterior. Em relação ao número de empresas que contratam freelancers, o grupo de clientes cresceu 50% entre 2018 e 2019, passaram de 426 mil para 637 mil, respectivamente. Além disso, na Ásia, 2019 foi o segundo ano de operação, com crescimento de 100% dos projetos e profissionais, em comparação a 2018.
O número total de projetos realizados em 2019 também superou o anterior, totalizando mais de 300 mil. Isto porque o objetivo estratégico da empresa foi olhar para a qualidade dos projetos, e não quantidade. Portanto, os projetos realizados em 2019 foram melhores e com ticket médio maior em comparação aos anos anteriores, e em grande medida foram realizados por clientes que já usam a Workana, e não tantos clientes novos.
As oportunidades de emprego no mercado brasileiro serão puxadas, principalmente, pelo esperado reaquecimento da economia e o crescimento do consumo. Diante desse cenário, em 2019 a Workana teve destaque em diversas vertentes:
• Chegada primeiro country manager no Brasil
Com mais de 17 anos de experiência em liderança de equipes e ex-LinkedIn, Daniel Schwebel traz visão estratégica em novos negócios para uma grande transformação da empresa com foco no mercado brasileiro. Assim, o brasileiro está liderando iniciativas exclusivamente locais, já que o mercado brasileiro é o maior da América Latina e consequentemente o mais importante para a Workana, representando quase metade de seus números de clientes, profissionais e faturamento.
• Expansão
Foi inaugurado o primeiro escritório no país, em São Paulo. Atualmente, o Brasil é o principal mercado da empresa, representando 2,5x a matriz, na Argentina. Além de possuir atuação em toda a América Latina, a Workana recentemente inaugurou um escritório na Malásia, após receber um investimento da SEEK, acionista de empresas como Brasil Online Holdings – controladora da Catho – e OCC (Centro Online de Carreiras do México). Nos próximos cinco anos, a empresa tem expectativa de seguir expandindo sua atuação em outros países.
• Lançamento do serviço Enterprise para grandes empresas
O novo serviço, focado em oferecer um serviço sob medida para grandes empresas, permite contratar e acelerar a execução de projetos, com ferramentas de gerenciamento que respondem às necessidades atuais dos departamentos de recursos humanos: localização rápida de candidatos adequados, treinamento de equipes e cumprimento de metas. Lançado na Argentina no início de 2019 e em novembro no México, chegou oficialmente ao Brasil em dezembro de 2019. Até o momento, o Enterprise corresponde a 12% do faturamento da Workana, mesmo representando apenas 0,8% dos trabalhos realizados por meio da plataforma.
• Quarta edição do Relatório Anual
Lançamento da quarta edição do Relatório Workana 2019, que traz insights importantes para o mercado e a visão da empresa em estar comprometida com o crescimento e a metodologia do trabalho remoto.
Para 2020, a expectativa é que cada vez mais empresas tragam grandes projetos para a Workana, com um crescimento nas áreas mais tradicionais como Engenharia e Arquitetura e Finanças e Administração, além de TI e Programação, Design e Multimídia e Tradução e Conteúdos, com busca por profissionais especialistas em Business Intelligence, Business Analysis e Growth Hacking.
Workana
Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com sete anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 880 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 2,5 milhões de freelancers cadastrados.