Antes de começar a desenvolver minha ideia, quero deixar bem claro que todos os argumentos que estou trazendo no desenvolvimento deste texto são sugestões minhas. Todas elas baseadas em pesquisas, estudos, cursos e workshops feitos no Brasil e nos Estados Unidos. Não sou dono de nenhuma verdade absoluta, no entanto gostaria de compartilhar com você em poucos minutos, ensinamentos que levei anos para descobrir. Escrevo esse artigo à luz do desenvolvimento humano.
Nenhum de nós é perfeito, muito pelo contrário, somos falhos e cheios de defeitos, porém é possível nos aperfeiçoar como seres humanos diariamente e transformar nossos hábitos ruins em hábitos bons. Isso pode soar repetitivo para o seu cérebro, porém é um clichê necessário, porque uma das primeiras regras para a mudança de algo que você já esteja mal habituado, é a repetição daquilo que você quer colocar no lugar. Dificilmente você consegue abandonar um habito, é mais fácil substituí-lo. Então mais uma vez, é perfeitamente possível mudar seu estilo de vida, mesmo que seja 1% a cada etapa, e isso é tudo que você precisa, um degrau de cada vez.
Você já parou pra pensar que o seu dia na realidade começa na noite anterior? Por mais contra intuitivo que isso possa parecer é a mais pura verdade. Dormir bem vai fazer toda diferença no seu dia a dia, e a dose certa que seu corpo precisa de sono vai garantir que você tenha energia o suficiente para ser produtivo como talvez nunca sido antes. Você pode garantir uma noite eficaz de sono com apenas dois passos simples, ou melhor, evitando logo de cara essas duas coisas:
1º Dormir muito tarde
Inclusive vou compartilhar com você agora uma informação que é privilegiada, pelo menos pra mim, porque levei anos para descobrir. Segundos estudiosos estadunidenses, cada uma hora de sono dormida antes da meia noite equivale por duas. Ou seja se você dormir nove da noite, até meia noite seu corpo vai ter descansado o equivalente à 6 horas. Incrível né? Eu comecei a aplicar isso na minha rotina e fez total diferença.
2º Comer exageradamente a noite é outra evento que você deve evitar
Quando você acaba de ingerir algum alimento seu corpo entra em “estado de alerta” para produzir os hormônios necessários para uma boa digestão e absorção dos alimentos, e de contra partida, ao se deitar seu corpo inibe a degradação de gordura do organismo, que é um processo natural durante a noite, isso tudo gera uma grande confusão no seu organismo. Ou seja, comer muito a noite e principalmente comer e logo em seguida se deitar para dormir pode causar sérios danos à sua saúde, incluindo obesidade e problemas cardíacos.
Então agora que você já sabe algumas medidas que você deve considerar antes de ir pra cama, vamos adiante… Seu terceiro passo para iniciar bem o dia é começar por uma manhã impecável. Segundo o livro “O milagre da manhã (que inclusive recomendo a leitura), a maneira como iniciamos nosso dia faz total diferença em como vamos lidar com as dificuldades que encontraremos durante o decorrer do dia e principalmente em como tomamos nossas decisões.
Seguindo essa linha de raciocínio podemos afirmar que a hora que você acorda faz toda diferença. Se antes da quarentena você já era acostumado à colocar o celular para despertar faltando poucos minutos da hora de sair, e ainda assim usava a função soneca algumas vezes na vã esperança de que aqueles poucos minutos a mais de sono seriam suficiente para te descansar por completo, então é bem provável que durante o isolamento você esteja dormindo até muito tarde e até mesmo trocando o dia pela noite.
Se este for o seu caso e você estiver passando a noite em claro e dormindo durante o dia, tenha certeza de que você está maltratando muito sua “Ferrari”, que é a única e exclusiva máquina que você tem para viver, o seu corpo.
Apesar de existir milhares e milhares de estudos, pesquisas científicas e comprovações feitas à partir de testes em dezenas de pessoas que comprovam este argumento, o único contexto que eu quero trazer aqui é em relação à melatonina, mais conhecida como o “hormônio da noite”.
Como você pode acompanhar na ilustração à seguir, retirada do site americano Basic Drop Booklist, seu corpo começa a produzir melatonina todas as noites por volta das 21horas e encerra a produção deste milagroso hormônio às 7h30 da manhã. Ou seja se você não estiver dormindo durante este período, você já deixou de usufruir de um hormônio importantíssimo para o bom funcionamento do seu corpo. Além de ser um antioxidante natural, ele repara as células que foram expostas ao estresse e a poluição durante o dia, e ainda combate os radicais livres que agridem seu organismo. Sugiro fortemente que se caso você ainda não tenha conhecimento sobre a melatonina, invista algumas horas pesquisando sobre. Ela está timidamente começando a dar as caras no Brasil, porém nos Estados Unidos já é vendida em grande escala, e há muito tempo.
Acordar cedo pode ser um grande desafio no início, porém você pode galgar isso pouco à pouco, por exemplo acordando uma hora mais cedo do que você está acostumado na primeira semana, duas horas na segunda semana e assim por diante.
Ao levantar-se, evite que seu primeiro ato seja pegar o celular e bombardear sua mente com milhares de informações. No fundo no fundo você sabe que a maioria delas são desnecessárias. Lembre-se informação é diferente de conteúdo.
O ideal pela manhã é que você crie um ritual próprio, que inunde seu corpo ainda mais de energia e disposição. Minha dica é que você se alongue, reconecte-se consigo mesmo, seja grato por mais um dia, tome um café da manhã reforçado, inspire, respire e organize-se.
Tenha certeza de que o seu dia será muito mais produtivo, você certamente terá muito mais tempo para se preparar para os desafios da dura realidade em que vivemos atualmente.
Você pode sair dessa quarentena melhor, mais preparado e mais sadio do que entrou. Não é porque você está recluso em casa, (se esse for o seu caso) que você deve se descuidar totalmente. Pelo contrário, quando tudo isso acabar, é provável que a vida exija muito mais de você do que exigia antes. É bom que você esteja preparado e de preferência, na sua melhor versão.
https://medium.com/basicdrop/each-hour-of-sleep-before-midnight-is-worth-two-73da525ee86a
https://www.bbc.com/portuguese/geral-37880798
https://saude.abril.com.br/alimentacao/comer-a-noite-mexe-muito-com-o-corpo/
https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/faz-mal-dormir-barriga-cheia.htm
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/comer-antes-de-dormir-faz-mal-a-saude.ghtml
https://saude.abril.com.br/bem-estar/melatonina-tudo-sobre-o-hormonio-do-sono/
https://super.abril.com.br/comportamento/qual-a-melhor-hora-para-ir-dormir/
https://www.ibccoaching.com.br/portal/qualidade-de-vida/conheca-beneficios-acordar-cedo/
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.