Sabemos que a internet pode ser usada para propagar coisas não muito boas e fake news. Mas sabemos também que muita coisa boa pode vir dela. Algumas são eventos transmitidos e disponibilizados online, como exposições e shows. E, para termos um pouco de entretenimento em tempos em que o isolamento social é essencial e pode salvar vidas, aqui vão algumas dicas do que fazer pela web, no conforto de sua casa.
Chauvet: conheça nossos ancestrais
Em parceria com o Espaço de Restauração da Gruta Chauvet, o Google Arts & Culture oferece um tour virtual pela Caverna Chauvet, localizada em Ardèche, na França. Lá se encontram pinturas rupestres criadas há 36.000 anos, as mais antigas que se tem conhecimento. Usando tecnologia e realidade virtual, a experiência reúne 54 exposições e mais de 350 documentos digitalizados.
Rijksmuseum
O museu holandês, localizado em Amsterdã, possibilita a visitação de suas obras pelo site Rijksmuseum Thuis, onde reúne 10 plataformas diferentes em que se pode contemplar 18 obras do seu hall da fama, durante um tour virtual pelo espaço. Tudo em alta resolução e em 360º. O museu também disponibiliza a plataforma “Operação Night Watch”, onde especialistas explicam o processo de estudo e restauração dessa obra de Rembrandt.
Lahore Museum
Um dos museus mais visitados do Paquistão e localizado em Lahore, abriga os objetos históricos, culturais e artísticos mais antigos do país. Inaugurado durante o período colonial britânico, o museu abriga a Galeria Gandhara, que apresenta, por meio de estátuas, pinturas e painéis a história de vida de Buddha.
National Museum of Modern and Contemporary Art
O museu sul-coreano, que tem filiais em Deoksugung, Seul e Cheongju, tem sua sede em Gwacheon, inaugurada em 1986. Cada filial tem por objetivo algum tipo de gênero artístico e possui quatro exposições no Google Arts & Culture.