Todo desastre mundial infelizmente tem o papel de deixar tristes recordações e incertezas, assim como mudanças em nosso cotidiano. É improvável não pensar que esses novos hábitos que o covid-19 nos proporcionou, experiência de máscaras, distanciamento social, atrelado ao fato de lidar com evolução de milhares de casos e mortes diárias, trará uma grave consequência após o final de toda essa pandemia. Inevitavelmente, esse vírus irá estressar para um novo rumo e grande impactos em diversos setores de nossa civilização, como a área de turismo, hotelaria, bancos, shows, restaurantes, aplicativos que facilitam os a fazeres diários de um cidadão e a rotina de aglomerações como shopping, transporte público e afins. Provavelmente, muitos negócios precisarão se reinventar para continuar no mercado, além dessa reinvenção será necessário aprender a lidar com os novos comportamentos e hábitos de consumo desse novo consumidor.
A pandemia trouxe à tona a exposição da fragilidade do nosso governo e de muitas empresas que não se atentaram ao movimento de expansão da tecnologia e a digitalização. Assim como o próprio governo, muitas empresas terão que repensar a sua forma de atuar perante um mercado bastante afetado e uma economia que neste momento está impossível de fazer qualquer previsão. Do outro lado de todo desastre, há muitos aprendizados, assim como o fim da guerra em novembro de 1918, quando os soldados voltaram para casa e espalhou o vírus que matou mais de 50 milhões de pessoas no mundo inteiro. A gripe espanhola estimulou o desenvolvimento de sistemas de saúde pública em todo o mundo em um curto espaço de tempo. Dessa forma é preciso olhar para o nosso negócio de forma diferente e tomar decisões que refletem a curto prazo em resultados positivos.
Sabemos que será um período conturbado, porém o primeiro passo para poder lidar com esse cenário de pós crise, é entender o tamanho da gravidade do problema e assim definir quais serão as próximas decisões que ajudarão a reverter esse cenário. Será necessário olhar para dentro de casa e entender o que é preciso ajustar no seu modelo de negócio e adaptar com a realidade atual, assim como muitas empresas que tiveram que investir em tecnologia da informação para conseguir se adaptar a trabalhar em modelo de homeoffice e dar continuidade na sua produtividade. Após adaptar o negócio a essa nova realidade, é preciso enxugar a prateleira de projetos, investir em projetos que darão um retorno a curto prazo e o mais importante: com baixo custo, pois além disso, um ponto importante é a preservação de caixa e sem realizar grandes investimentos.
Além disso, é preciso ficar claro que nesse novo cenário, o seu cliente mudou e seus anseios também, o caminho é estimar quais comportamentos e hábitos de consumo alteraram e partindo desse princípio, será necessário entender como solucionar as novas demandas de seu cliente, provavelmente isso exigirá uma expansão de canais de contato para conseguir aumentar o leque de clientes. E para isso acontecer, sua empresa precisa evoluir para uma estratégia omnichannel, que possibilita estar em diversos canais para melhorar a experiência do consumidor com sua empresa e assim estreitar o máximo possível a relação com o consumidor.
Como dito acima, a experiência do consumidor em relação a empresa é o que faz a diferenças nos negócios, porém, neste novo momento que vivemos, uma nova demanda ganha força que é a experiência de conveniência. A experiência que antes era um fator relevante no momento da venda, agora se divide com a conveniência. Esse novo aspecto está diretamente ligado a muitos fatores, alguns deles são: A praticidade, como os bancos digitais que permitem que o cliente consiga resolver 90% dos problemas através de chats no próprio aplicativo. Agilidade: respostas rápidas as dúvidas dos consumidores e rapidez no acesso em sites e e-commerce rápidos para efetuar uma compra. Tempo de entrega do produto, com prazos cada vez mais curtos e com frete grátis. Além disso, com a necessidade de conter a propagação do vírus, a importância em destacar que os produtos são devidamente higienizados.
Em resumo, para vencer este novo contexto, é fundamental, rever as diretrizes de sua empresa, entender o tamanho da gravidade, definir quais iniciativas a se tomar para reverter este cenário, entender as principais mudanças do seu ramo de atuação e ajustar o seu modelo de negócio, enxugar as despesas e preservar seu fluxo de caixa, cortar projetos e ações que requerem grandes investimentos e definir prioridades. Além disso, será necessário, digitalizar cada vez mais o seu negócio e explorar novos canais de contato e estudar o novo comportamento do consumidor e seus principais anseios, que está atrelado a essa nova demanda que vem crescendo cada vez mais, que é a experiência da conveniência.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.