Jornal 140 compartilha integralmente a análise BITES que acaba de ser distribuída para os seus assinantes.
Segundo os consultores da BITES, dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, quatro já construíram personalidades digitais: Gilmar Mendes, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso.
Juntos, eles têm 474 mil seguidores no Twitter, a plataforma escolhida pelo grupo para difundir as suas ideias.
Esse número é baixo diante de outros influenciadores da Internet, como o próprio presidente Jair Bolsonaro, dono de uma rede de 37 milhões de fãs.
Nesse cenário, o ministro Gilmar Mendes tem a primeira posição entre seus pares. No seu perfil há 264 mil seguidores.
Ele é seguido de Alexandre de Moraes com 104 mil fãs, Luis Roberto Barroso (98 mil) e Luiz Fux (8 mil), que não tem uma conta verificada, mas é seguido pelo perfil oficial do STF com 2,4 milhões de seguidores.
Nas últimas 72 horas, considerando a decisão de ontem dos mandados de buscas e apreensão contra os bolsonaristas, o ministro que mais conquistou seguidores foi Alexandre de Moraes com a adição de 24 mil fãs ao seu perfil no Twitter. Mendes, Barroso, Fux e o próprio STF ganharam de 6 mil a 9 mil seguidores.
Há um padrão na conta dos quatro ministros. Eles seguem muitos jornalistas da mídia profissional no Twitter.
O recordista é Barroso (52 profissionais), depois Gilmar Mendes (32) e Alexandre Moraes (15).
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.