Em mais uma edição de nossa série a dica hoje vai para um excelente livro que traz a forma como o gênio Steve Jobs pensava e criava seus produtos. De fato, genial.
“A Cabeça de Steve Jobs“, de Leander Kahney, foi um dos livros de negócios mais inspiradores que já li. Desde a ideia de como usar a criatividade como uma ferramenta para inovação até como gerir uma empresa rica em talentos e desenvolver produtos inovadores onde os clientes nunca imaginaram que existiam. Assim foi com o Mac, iPod, iPad e sua famosa linha de iPhones.
Onde aprendi que “o design é função não forma” e design não é apenas desenho. Daí as inúmeras possibilidades de se aplicar o conceito de design como função; design de negócios por exemplo.
Este livro nos traz de forma detalhada as principais fontes de inspiração de Jobs desde a sua obstinação pelos detalhes ao seu peculiar modo de usar o não, como forma de manter o foco do seu negócio.
Um outro conceito fantástico de Jobs que aprendi é que a embalagem é parte do produto que você vende. Daí o tempo que Jobs gastava em encontrar a embalagem que acompanha os produtos da Apple.
O conceito de embalagem como uma parte integrante do produto foi a chave para criação da famosa WineBox da Wine, enquanto fui seu primeiro CFO. Orgulho desse ter feito parte desse time e adquirir tamanha experiência.
A WineBox foi uma inovação no e-commerce de vinhos no Brasil, à época, inspirada nas ideias de Steve Jobs.Onde o ato de tirar o produto da caixa é parte da experiência de comprar o produto.
Nota da redação: com este artigo o Jornal 140 passa a publicar uma série de artigos com indicações de livros essenciais que são capazes abrir cabeças e a transformar negócios. Entenda esta série lendo o artigo “Os segredos dos livros essenciais”, aqui.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.