No mundo moderno nos preocupamos o tempo todo com o que vamos vestir, o que vamos comer e como vamos executar as tarefas que devemos cumprir durante o decorrer do dia, porém eu sou capaz de apostar que você, assim como eu, acaba deixando passar batido uma coisa que na verdade deveria ser prioridade na vida de todos nós: Como vamos alimentar nossa mente.
Tudo, outra vez, tudo está em sua mente. Ela pode ser sua maior inimiga ou sua maior aliada, isso vai depender de quais são suas crenças e de como você alimenta seus pensamentos.
Você já percebeu que somos bombardeados com informações o tempo todo? seja através das redes sociais, de noticiários ou até mesmo de uma conversa informal entre amigos. As vezes uma notícia ruim ou um comentário impertinente pode transformar seu humor e acabar com o restante do seu dia.
Nossa mente é como uma esponja, ela absorve tudo que está ao nosso redor, sejam coisas boas ou ruins. Por isso é importante ter muito cuidado com os estímulos externos que recebemos. Diversas coisas tóxicas podem ser implantadas na sua mente diariamente, a maioria delas inicialmente são imperceptíveis mas que pouco à pouco podem tomar o controle dos seus pensamentos e consequentemente das suas emoções gerando medo e insegurança em diversos aspectos da sua vida.
Eu acredito que um dos melhores meios de passar um ensinamento é através de pequenas histórias, por isso vou trazer uma alegoria que é ensinada nas palestras de Jim Rohn, um astro do desenvolvimento pessoal americano. Jim compara nossa mente à um copo de café. Imagina que você acorda cedo bem disposto, se arruma e vai trabalhar. Ao chegar no trabalho você faz um copo bem cheio, quente e cheiroso do seu café favorito. Neste momento enquanto você conversa com um colega de trabalho ele acidentalmente derrama uma colher de açúcar no seu café. O que poderia acontecer com você ao tomar aquele café?! Provavelmente nada. Seu café estaria um pouco mais adoçado que o normal, mas até ai ok.
Agora imagina uma situação muito parecida com essa, mas que de repente o seu querido colega de trabalho vai despejar algum produto químico na pia e acidentalmente deixa cair veneno puro dentro do seu café. Nenhum de vocês dois percebem e você em um gole vira todo aquele copo de café. As chances são que você imediatamente vá parar em um hospital, e na pior das hipóteses pode até perder a sua vida por um descuido. Seus pensamentos funcionam basicamente da mesma forma. Assim como num copo de café, você deve fazer guarda na sua mente o tempo todo!
As pessoas estão sempre despejando algo umas nas outras. Algumas açúcar, outras veneno puro. Algumas por acidente, outras intencionalmente. Cabe à você fazer guarda na sua mente e filtrar minuciosamente tudo que você costuma ler, tudo que você costuma ver e principalmente tudo (e todos) que você costuma ouvir.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.