No livro Lucro Primeiro do renomado colunista Mike Michalowicz, do The Wall Street Journal, nos mostra como transformar negócios em um empreendimento próspero e lucrativo. Mike nos ensina um método simples e prático de como fazer orçamento, gerenciar o caixa e não cair na armadilha de que receita é lucro.
Na gestão e no planejamento convencional de lucratividade utilizam em geral a fórmula (Vendas – Despesas) = Lucro. Essa poderosa armadilha do crescimento sem lucro, onde vender não significa necessariamente lucrar, pois muitas vezes vender mais implica em gastar mais.
Mike Michalowicz faz uma nova abordagem da seguinte forma: (Vendas – Lucro) = Despesas. Dessa maneira, a empresa define o valor total das despesas fixas e variáveis previamente para atingir o lucro desejado.
O sistema de definir em primeiro lugar o lucro antes das despesas leva para uma adequação a se obter o lucro projetado, independentemente do tamanho da empresa. Por isso focar inicialmente no lucro coloca atenção nos resultados e na geração de caixa livre.
“Uma empresa financeiramente saudável é o resultado de uma série de pequenas vitórias financeiras diárias, não de um grande momento. Lucratividade não é um acontecimento. É um hábito. Uma atitude mental”, diz trechos do livro. Lembro-me da lição aprendida com um empresário vitorioso que perguntava sempre: “essa sua ideia ou proposta é para ganhar dinheiro ou gastar dinheiro”? Simples assim.
Este livro é minha leitura recente que tenho usado de forma exitosa nos cursos que ministro de finanças e, em especial, nas mentorias de análise de lucratividade para empreendedores em tempos de transformação digital. E mais recentemente na engenharia financeira dos novos empreendimentos na área de educação digital e varejo online.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.