Diversificar conteúdo consumido é super importante. A sociedade é diversa e não tem como fugir disso. Dentro da comunidade LGBTQIA+, a letra T ainda é a mais marginalizada e invisibilizada. Você, que curte ouvir música, escuta artistas trans nacionais ou gringos? Caso não conheça nenhum, olha essa pequena lista diversificada de gêneros musicais. Tem artistas para todos os gostos:
1. Dorian Electra
Para quem curte pop bem farofa e clipes ultra chamativos, Dorian Electra, que é uma pessoa de gênero fluído, é um prato cheio. Além de todo o visual excêntrico e som diferente, é perceptível os questionamentos sobre gêneros, principalmente sobre a visão social do que é ser homem. Seu mais recente álbum, “Flamboyant”, deixa isso bem claro. O próprio nome já é sugestivo: flamboyant, no idioma inglês, pode ser considerada uma palavra pejorativa para homens gays.
2. Liniker
A cantora ficou conhecida na internet após a performance de “Zero”bombar nas redes sociais, em 2016. A voz marcante, potente e delicada aliada com uma presença poderosa garante uma performance incrível no palco e fora deles, nos clipes. Liniker é pura arte e groove.
3. Urias
”Sua lei me tornou ilegal. Me chamaram de suja, louca e sem moral. Vão ter que me engolir por bem ou por mal. Agora que eu atingi escala mundial” é um trecho de Diaba que sintetiza bem a obra de Urias. Ela não precisa pedir licença para mostrar a potência de sua obra, seja fazendo um eletrônico bem frito, como “Rasga”, ou cover de músicas consagradas, como “Você me vira a cabeça”, da Alcione.
4. Vertuno
Gabriel Vertuno é um homem trans caiçara que canta e faz arte visual. Inclusive, a imagem da capa da música do vídeo abaixo é dele. A voz e a letra envolvem completamente o ouvinte. A identificação com a letra é quase simultânea para àqueles que são sensíveis e já se sentiram deslocados em algum momento.
Conhece outro artista trans local ou gringo que merece mais reconhecimento? Ou tem algum favorito? Comenta abaixo!