Sabemos que a internet pode ser usada para propagar coisas não muito boas e fake news. Mas sabemos também que muita coisa boa pode vir dela. Algumas são eventos transmitidos e disponibilizados online, como exposições e shows. E, para termos um pouco de entretenimento em tempos em que o isolamento social é essencial e pode salvar vidas, aqui vão algumas dicas do que fazer pela web, no conforto de sua casa.
Tour virtual pelo Museu do Índio
Com o objetivo de conservar e conscientizar mais sobre as culturas indígenas, o Museu do Índio, da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), possui em seu acervo mais de 17 mil peças etnográficas e mais de 15 mil publicações nacionais e estrangeiras especializadas, além de fotografias, áudios e vídeos.
Tour virtual pela Casa da Marquesa de Santos
A edificação projetada por Jean Pierre Pézerat e localizada no bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro, foi um presente de D. Pedro I para sua amante Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos. Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1938, a tour virtual permite explorar os diversos cômodos e apreciar as pinturas e adornos decorativos.
Tour Virtual pelo Museu Imperial
Construído entre os anos de 1845 e 1862, o Museu foi a casa de verão da família imperial brasileira. A cidade de Petrópolis, onde a edificação se localiza, foi inaugurada ao redor do prédio, que possui mais de 300 mil itens em seu acervo, apesar de somente 10% estarem expostos.
Tour Virtual pelo Museu do Café
Instalado no palácio da antiga Bolsa Oficial de Café, onde eram realizados pregões para determinar a cotação diária das sacas de café, em Santos, o museu foi inaugurado em 1998 depois de passar por reformas em sua estrutura. Por meio de recursos audiovisuais, documentos e objetos, é contada a história do café no Brasil e no mundo e seu impacto em diversos setores.
Tour Virtual pelo Museu do Ipiranga (Museu Paulista)
Fechado desde 2013 para reforma e modernização, o popularmente conhecido como Museu do Ipiranga tem previsão para abrir suas portas novamente somente em 2022. Enquanto isso, o público pode fazer um tour virtual por alguns ambientes do museu e até acompanhar partes das obras. Além disso, também é possível fazer um passeio em 3D onde o usuário escolhe um avatar e pode passear pelo Jardim Francês e sobrevoa-lo de balão.