No post anterior iniciamos uma análise do interior das casas e apartamentos de nomes importantes no mundo da moda, lá analisamos o apartamento de Diane Von Fürstenberg em Nova York e agora vamos falar sobre o famoso apartamento de Yves Saint Laurent na Rue de Babylon em Paris.
Foto: Yves Saint Laurent ©Getty ImagesUm dos maiores estilistas presentes no século XX e um dos nomes mais importantes da alta costura francesa, suas ideias, cores e misturas influenciam até hoje o estilo da mulher contemporânea.
Uma mente visionária no mundo da moda, em 1966 concebeu o smoking feminino. Yves trouxe para a passarela uma questão social e pôde debatê-la de forma elegante e sofisticada. Naquela época, não era comum que as mulheres vestissem calças, alguns estabelecimentos até proibiam a entrada e a permanência de mulheres que estavam trajadas dessa forma.
Em 1969 criou o terninho feminino e em 1971, as mulheres ganharam um destaque no blazer. Muitas conquistas em termos de roupas, que as mulheres tem nos dias de hoje, foram graças as ideias e questionamentos que ele tivera. “Se Chanel libertou as mulheres, Saint Laurent lhes deu poder.“, afirmou Pierre Bergé, seu sócio e companheiro.
Obcecado pelas linhas e a beleza do estilo Art Déco, seu apartamento reflete essa paixão em cada detalhe. Objetos novos e antigos, grande admirador de arte e colecionador de um acervo extraordinário (muitas peças foram leiloadas após a morte do estilista e arrecadaram um valor aproximado de 374 milhões de euros).
No Hall de entrada do apartamento, o grande foco sem dúvida nenhuma é o um torso de mármore romano de um atleta, as paredes na cor vermelha trazem energia e calor para o espaço, teto oval recuado com folha de ouro com iluminação e piso de mármore preto refletem o requinte e a personalidade do estilista.
Sala de estar maximalista, foi pensada acima de tudo como uma caixa de joias para se exibir harmoniosamente e apreciar as deslumbrantes obras-primas da arte que seu designer de interiores Jacques Grange montou, com muitas peças de diferentes estilos e tempos.
Na sala de jantar, uma mesa Art Déco de Émile Jacques Ruhlmann é cercada por cadeiras sofisticadas Rocco italianas do século XVIII. Os painéis das paredes da sala de jantar estão pendurados do chão ao teto com pinturas, peças de arte, em tapeçarias Luís XIV realizadas pelos pintores Albert Eckhout e Frans Post.
O quarto de Yves sem dúvidas é o espaço mais neutro da casa e mesmo assim conseguimos observar a individualidade e a originalidade de suas escolhas. Nas paredes arandelas de cristal, pinturas e peças de arte, o que não poderia faltar.
Tour pelo apartamento de Yves Saint Laurent guiado pelo Designer de Interiores Jacques Grange.