A busca representatividade feminina não é assunto novo, é uma luta diária e cada espaço conquistado é uma vitória. Há quatro anos atrás, quando eu comecei a empreender, quando o marketing digital ainda não estava tão presente como hoje, me deparei com um cenário onde a maioria dos perfis nas redes sociais que falavam sobre empreendedorismo, sobre marketing e até mesmo sobre mercado e dicas para empreendedores, eram geridos por homens. Não tenho problema algum em falar que me inspirei em muitos deles, porém, nesse começo eu senti a falta de uma representante que pudesse ser a minha inspiração.
A gente nunca esquece as primeiras referências, não é mesmo? E eu poderia ficar horas citando mulheres fortes que me fortaleceram, que me fizeram prosseguir e principalmente, que me ensinaram muito, e hoje em dia, com toda essa caminhada, eu vejo a importância de ter mulheres auxiliando e apoiando outras mulheres – e sim, esse cenário vem mudando, uma vez que mais empreendedoras tiram seus negócios do papel e começam a vir para o cenário digital – e foi assim que eu entendi a minha maior e principal missão: Conversar com essas mulheres e auxilia-las, pois, a Renata de alguns anos atrás, se sentiu perdida, e eu sei que é muito importante ter alguém para dar um norte, para aconselhar ou simplesmente apoiar.
Falar sobre a importância de apoiar o trabalho de outras mulheres sempre fez parte do meu dia a dia, dos meus projetos, e não seria diferente em relação ao jornal, com isso, além de dados, além de pesquisas, eu quero falar sobre a minha vivência diária – que é uma das minhas melhores fontes – e o que eu vejo hoje, além de sororidade são mulheres auxiliando projetos de outras mulheres. Nas redes sociais é possível encontrar diversos grupos onde ofertam produtos, serviços e buscam interação entre nós, empreendedoras, gerando uma rede de apoio e segurança muito importante para quem está começando o seu negócio e até mesmo para quem deseja consolidar o seu negócio no mercado digital e físico.
Essa percepção da presença feminina cada vez mais presente e ganhando força, me abriu um leque de opções para conversar com vocês sobre a importância de falar sobre mulheres que empreendem, os próximos textos serão entrevistas com mulheres que são donas de suas marcas e que usam as redes sociais como apoio, e eu tenho certeza de que teremos um caminho espetacular conhecendo suas histórias, suas motivações, e claro, dando dicas de como podemos auxiliar outras mulheres empreendedoras nessa jornada.