1. Curon
A série italiana original da Netflix é ótima para quem não tem o costume de assistir coisas assustadoras. A primeira temporada tem só sete episódios. Após 17 anos, Anna (Valeria Billelo) volta para a cidade natal acompanhada dos filhos gêmeos adolescentes Mauro (Federico Russo) e Daria (Margherita Morcio). A família não é bem aceita pelo restante dos moradores por causa de um passado perturbador. Mas o que eles não sabem é que a cidade é amaldiçoada: quando os sinos da igreja tocam, coisas estranhas surgem.
2. US (Nós)
O filme de 2019 do diretor Jordan Peele é indicado para quem não está acostumado a levar susto. O casal Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) resolve passear com a família numa região praiana, até que pessoas com aparências quase iguais às deles invadem a casa. A partir daí, eles tentam sobreviver e entender tudo que está acontecendo. Além da tensão psicológica, há cenas de humor que condizem bem com o momento e servem como um mórbido alívio. A trilha sonora é ótima e tem artistas como Janelle Monáe e N.W.A.
3. Parasyte (Kiseijiuu)
Essa é para os otakus ou para quem quer ver anime. Tem somente uma temporada de 24 episódios e está disponível na Netflix. O enredo é sobre parasitas sanguinários que invadem a Terra para usar os humanos como hospedeiros, tomando o controle de todo o corpo por meio do cérebro. Izumi Shinich é um estudante de 17 anos que foi invadido por um hospedeiro, apelidado de Migi, mas que continua com o cérebro intacto, sendo obrigado a conviver com o parasita. Nisso, ele tenta conciliar o lado humano com o extraterrestre enquanto o mundo à volta está caminhando para o caos. Cada episódio tem o nome de uma obra literária, que condiz com o que será apresentado, além de um debate interessante sobre o que é realmente ser humano e conviver harmoniosamente com outras espécies.
4. Carrie
Stephen King é o rei do terror. Seus livros já foram adaptados inúmeras vezes para a TV e cinema. “Carrie” foi lançado em 1974 e foi o primeiro best-seller do autor. Dois anos depois, em 1976, foi adaptado para o cinema com direção de Brian De Palma. Carrie White (Sissy Spacek) é uma adolescente totalmente reprimida que sofre bullying na escola e lida com os maus-tratos da mãe extremamente conservadora religiosa. Depois da primeira menstruação, ela passa a desenvolver poderes telecinéticos. Provavelmente é o filme mais sangrento desta lista, já aviso. Carrie é um marco tão grande que fizeram um remake, em 2013, com Chloë Grace Moretz no papel de Carrie.
5. Coraline e o Mundo Secreto
Um filme infantil de animação pode ser bem assustador. Coraline e o Mundo Secreto, baseado no livro de Neil Gaiman, é a prova disso. A personagem transita entre duas realidades após se mudar de apartamento com seus pais, enquanto a família está ausente. Para quem gosta de fantasia, é um bom começo para começar a perder o medo. O filme é bem surrealista. O real e o irreal se mesclam.
Gostou da lista? Quais outras obras indicaria para quem é medroso?
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.