O meu trabalho com Marketing e redes sociais já estende por quatro anos, enfrentei diversos cenários, diversas mudanças, porém, absolutamente nada havia nos preparado para o cenário de crise – e em contrapartida, a busca por profissionais que trabalhem com as redes sociais aumentou durante a pandemia – Principalmente pela nova forma de mercado que se estabeleceu durante meses. Embora o marketing digital seja totalmente preventivo, eu ainda sentia muitas dúvidas, descrenças, e claro, nem sempre era a principal preocupação de um microempreendedor ou do um dono de um negócio, o que acabou por mudar nos últimos meses e modelar uma nova forma de negócio.
Durante a pandemia, o que eu mais vi em minhas poucas saídas para os supermercados, farmácias e serviços essenciais foram placas de “atendimento via instagram, facebook e whatsapp”; “trabalhamos com sistema de Delivey”; “Faça seu pedido on-line e receba em sua casa”. E mesmo que tenha sido de uma forma emergencial, onde não havia como manter o negócio, a procura por profissionais da minha área aumentou, até porque, uma transição que deveria ser calma, com todo estudo de mercado físico e digital precisava acontecer imediatamente.
Embora muitos empreendedores ainda sentisse medo, desconfiança, a primeira solução para os seus negócios estava no âmbito digital, com isso, muitos retomaram projetos, criações, e buscaram profissionais para suprirem as suas necessidades, e acredite, nesse tempo todo eu nunca havia visto tantas empresas e marcas nas redes sociais como eu vejo agora, e com isso, vejo oportunidades para outros profissionais de marketing que trabalham especificamente com as mídias sociais e digitais. A realidade é que o reconhecimento começa a ganhar forma – infelizmente em um momento sensível – porém, marketing e redes sociais para muitos deixou de ser apenas uma opção.
As redes sociais permitiram que muitos negócios pudessem continuar os seus serviços durante esse momento – e eu vejo o reconhecimento através das próprias redes sociais de empreendedores, que agradecem – e a realidade é que no decorrer dos anos, as possibilidades se tornaram infinitas, hoje, encontramos ao alcance de nossas mãos artistas, serviços, produtos, criadores de conteúdos e os espaços que também nos afastam dessa realidade, nos aproximaram. Hoje, todos podem demonstrar talentos, desenvolver e aprimorar o que precisa ser aprimorado, e todos tem oportunidades. As redes sociais e a era digital trazem essa premissa: oportunidades.