Estamos em um cenário competitivo onde a velocidade dos processos tecnológicos crescem de forma que nossos negócios não acompanham e nem temos como investir para nos atualizarmos diariamente. Você, empreendedor, vaga em meio a tantas informações que, muitas vezes, perdem o foco inicial. Sendo ele: acreditar no sonho de ter e fazer empreendedorismo na forma romântica que idealizou ao abrir sua empresa.
A sugestão é acreditar e manter o olhar no foco inicial. Onde você concebeu a empresa e precisa prosperar a qualquer custo. Neste momento não cabe desanimo, nem falta de vontade. Pois você se preparou, sonhou, acreditou e hoje é realidade, apesar das dificuldades. Então, devemos concentrar no negócio e pensar: o que posso melhorar? Ou introduzir, adaptar, mudar, acoplar ao negócio sem gastar? Preciso usar recursos disponíveis para atingir o sucesso?
Iniciamos com a simplificação de “setorizar” os ambientes e tratá-los com a devida importância. Pois, as vezes não acreditamos que certos setores são relevantes para o nosso negócio.
Pare um segundo e olhe seu estoque!
Neste momento, vislumbre responda: o que ele precisa? Na maioria das vezes, o que falta é a organização! Na disposição, quantidade, validade dos produtos… Se esse for o caso, você irá iniciar a arrumação onde consegue visualizar os excessos, os erros, a disposição e, claro, providencia a retirada de tudo que não faz parte daquele cenário. Assim, teremos condições de exercer atividades de controle em um ambiente que se tornou transparente aos olhos. Claro, que a partir deste momento, devemos ficar atentos a tudo e todos que circulam pelo ambiente.
Parece irrelevante, mas você deu início a uma ferramenta de origem japonesa: a ‘5S’. Costumo compará-la a uma “boa faxina”. Vale ressaltar que estamos sugerindo o início das mudanças que vão trazer relevância, se atreladas a disciplina e manutenção de todos os envolvidos.
Mas, só organização resolve?
Obviamente, isso não é tudo. Mas, é o início necessário, para que você comece a introduzir um controle neste setor. E por que não conectar ao setor de compras para avaliarmos se estamos comprando a quantidade certa, no tempo certo? Ou se estamos com estoque demasiadamente parado e com capital de giro que poderia ser utilizado em outros setores com maior urgência. Assim, vamos simplificando o dia a dia do nosso negócio.
Em resumo, uma atividade simples, pode transformar o seu empreendimento. Ficou com alguma dúvida? Comenta aí, para eu te ajudar. E fique atento aos próximos artigos da série Empreender aqui e agora!
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.