Impulsionada pelo isolamento social e o fechamento das lojas físicas por conta do COVID-19, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre deste ano, segundo a 42ª edição do Webshoppers, pesquisa da Ebit|Nielsen. É o maior crescimento dos últimos 20 anos.
Mesmo após a abertura das lojas físicas, com a flexibilização, o e-commerce parece ter ganhado força e passa a ser uma opção para muitos consumidores que não compravam online antes da pandemia.
Para as lojas físicas também se espera um movimento positivo. Uma pesquisa realizada pela Criteo, com 13 mil consumidores em todo o mundo, apontou que 27% dos clientes já se sentem seguros para voltar aos shoppings. Além disso, quando questionados sobre a intenção de compra durante a Black Friday, 72% dos usuários devem aproveitar a data.
Com todos os indícios de resultados positivos de vendas, sua empresa já se preparou para essa data, uma das mais importantes para o varejo no ano? Se ainda não deu tempo, abaixo seguem algumas formas de se organizar e preparar uma boa estratégia para aproveitar a Black Friday 2020, que este ano acontecerá dia 27 de novembro.
Comece agora!
Muitas empresas deixam para definir sua estratégia de Black Friday em cima da hora e cometem erros irreparáveis, seja prejudicando a marca – com alto volume de reclamações e clientes insatisfeitos – ou aumentando o número de cancelamentos por conta de vendas mal planejadas. A campanha deve ser planejada, estruturada, testada.
Por conta da pandemia, algumas questões, que antes não eram consideradas, agora são cruciais para o sucesso da campanha, como o controle de acesso no caso das lojas físicas, e que se mal planejados, podem gerar prejuízos imensuráveis.
Todos esses fatores exigem tempo, então comece agora, pois faltam menos de 50 dias! Outra dica é seguir os sites blackfriday.org.br, blackfriday.com.br, black-friday.discount e cybermondaybrasil.com.br para acompanhar marcas que já estão aderentes a Black Friday e suas estratégias.
Inspire-se
Dar uma espiadinha no que foi sucesso nos anos anteriores ajuda a abrir a mente e pensar fora da caixa. A Dafiti, por exemplo, há alguns anos atrás criou uma campanha que considerava cada dia da semana da Black Friday, separadas por cores (White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday, Black Friday), ou seja, na segunda os produtos brancos estavam na promoção, na terça eram os azuis e assim por diante. Com essa esretágia a marca teve aumento de vendas durante toda a semana.
Estratégia Customer Centric
Claro que não podemos iniciar uma campanha de Black Friday sem pensar no chefe: o cliente.
Uma boa forma de iniciar o planejamento para essa campanha é olhando para o histórico de compras do seu consumidor alvo e para a sua base de clientes. Qual seria o produto buscado neste período que a empresa pode oferecer durante a blackfriday?
Algumas perguntas podem ajudar nesta fase:
– O cliente está buscando antecipar as compras de natal?
– O cliente quer comprar algum produto com preço reduzido comparado ao resto do ano?
– O cliente quer aproveitar alguma oportunidade, mas não tem nenhuma necessidade específica?
O Google Trends é uma ferramenta gratuita que pode apoiar a construção de insights. A partir dessa plataforma do Google é possível entender tendências, acompanhando o crescimento das buscas relacionadas ao seu produto ou mercado.
Objetivo da campanha
O planejamento da campanha de black Friday 2020 deve responder o que é viável, rentável e vendável. Não adianta ser viável para a empresa, mas não ser algo que será aceito pelo consumidor (vendável), ou não irá gerar lucro (rentável). Entender essa tríade é importante para o sucesso da campanha. Não adianta ter uma super campanha para a black Friday 2020 se ela não trouxer resultados satisfatórios para a sua empresa ou se não for algo relevante para seus clientes. Os melhores resultados de Black Friday são aqueles que conseguem balancear o melhor para as duas partes.
Também é importante entender qual é o objetivo desta ação: vendas, engajamento, reforço de marca, queima de estoque? Defina as metas.
Divulgação
Qual será a estrutura de divulgação da campanha? Cada canal é importante para o sucesso da campanha, mas cada um tem sua função dentro da estratégia. Defina as estratégias para as redes sociais, buscadores, website, e-mail marketing, etc.
Comece as divulgações com antecedência, avise seus clientes sobre a participação no evento e crie uma régua de comunicação para aquecer toda a sua base de clientes e não clientes, para que no dia, sua audiência saiba como procurar as promoções e o que esperar da campanha.
Omnichanel
Pense em todos os seus canais de vendas e atendimento. Seus canais estão prontos para um possível aumento de solicitações fora do padrão? Prepare seus canais para esse pico. Será necessário contratar algum recurso? Existe algum erro tecnológico que pode atrapalhar os atendimentos?
O alinhamento também é importante, desde o conteúdo promocional até as políticas de cancelamento. Todos os canais são importantes para a experiência de compra na Black Friday 2020, embora muitas empresas esqueçam desse detalhe e acabam por acumular resultados indesejados.
Prepare o time
Além da integração entre canais, é importante que as pessoas entendam a campanha e saibam como vai funcionar. Não é apenas o time de vendas e marketing que devem entender a estratégia, mas toda a empresa. Cada um tem papel importante para que uma campanha seja bem sucedida. Entenda o papel e responsabilidade de cada área, como cada departamento irá atuar e interagir dentro da estratégia e quais serão as metas. Quanto mais alinhamento, melhor.
Mensure os resultados e reúna as lições aprendidas
Depois que a campanha acabar é hora de entender se a estratégia gerou o resultado esperado. Sempre é interessante ouvir o consumidor sobre sua experiência com a empresa, principalmente em campanhas como a Black Friday, onde a expectativa é alta: sobre o valor do produto, sobre a entrega (em caso de lojas online), sobre a qualidade… Ouça e reúna os acertos e erros para aprimorar suas campanhas sempre.
Além disso, entenda se o resultado foi o desejado, se atingiu o que foi definido no objetivo da campanha.
Aprenda com os erros e acertos dos outros
E para finalizar, aprenda com os erros e acertos dos concorrentes e do mercado em geral. O pós-Black Friday sempre traz lições riquíssimas que certamente ajudarão a planejar e otimizar a sua campanha de 2021. Sim, se possível, já comece a pensar no próximo ano, quanto antes começar o planejamento, mais chance de acertar 😊.