Desde o início do século XX os avanços na produção do capitalismo se intensificaram no mundo, e é claro, no Brasil, nos transformaram na sociedade do consumo que hoje somos.
Nesse contexto, o desenvolvimento econômico é medido pelo consumo, que resulta em lucro às grandes empresas e ao comércio, com isso a geração de empregos, acarretando mais consumo novamente. Todavia, uma ruptura nesse modelo representa uma crise, pois a renda diminui, o desemprego se eleva, o acesso por serviços básicos é mais dificultado e etc.
Atualmente estamos vivendo este cenário de crise econômica que gera diversos impactos para a população, agravados pela pandemia de Covid-19 e que traz luz à necessidade de reflexão em nosso modo de consumir para que possamos fazê-lo de modo mais consciente.
Podemos rever alguns hábitos e dois deles são de quem compramos os produtos e para onde vão nossos resíduos!
Normalmente na “vida corrida” não notamos muito para onde vai nosso dinheiro e o que você faz com ele pode ajudar não só as pessoas mas também o planeta! Como consequência à crise, muitos perderam seus empregos e com isso ficaram sem renda, encontrando no “empreendedorismo” uma solução paliativa.
Bolos de pote, máscaras, marmitex, tortas e etc, quem não conhece uma pessoa que está oferecendo algum produto ou serviço neste momento, tentando sobreviver ?! No trabalho, no condomínio, na rua de casa, dentre os parentes, amigos, etc. As compras e serviços que fazemos com essas pessoas têm um impacto local direto!
E claro, não são a solução para a situação econômica, mas um alívio para este momento e a consciência de que estamos ajudando, muitas vezes, alguém próximos à nós.É importante que todos saibamos que dinheiro é sinônimo de poder! As nossas escolhas de consumo apoiam também valores!
E isso tudo afeta positivamente também o meio ambiente! Como por exemplo, na redução de poluentes na atmosfera, pois não há necessidade de transporte para trazer o que desejamos já que a compra é local.Em suma, os comportamentos e vontades estão ligados diretamente ao consumo e são fundamentais caso desejemos um mundo sustentável (em todos os sentidos).
Uma das grandes críticas ao consumismo é a urgência no modelo de consumo que alterou padrões da sociedade de como, quanto, onde e porque consumir. E isso não traz somente impactos negativos no viés econômico do mesmo, mas também no ambiental! Afinal, uma das consequências do consumismo é o aumento da exploração de recursos naturais.
Neste momento, temos o dever de escolher para onde vai nosso dinheiro (para quem tem) em produtos e serviços, lembre-se que a sua escolha pode mudar a realidade de muitas pessoas e o planeta agradece! Infelizmente ainda não há perspectiva de significativa melhora econômica por hora e estas escolhas podem fazer a diferença mais do que nunca!