A carne do frango é uma proteína que tem seu momento de destaque na gastronomia, e no churrasco não é diferente. E se comparada aos preços das carnes bovina e suína, a de frango é sempre uma opção mais em conta.
Por ser muito fácil de preparar na churrasqueira – em sua grande maioria depende de uma boa marinada – o mestre churrasqueiro José Almiro, apresentador do Churrasqueadas no YouTube, ensina algumas maneiras e técnicas para assar o frango e galeto e deixá-lo mais saboroso e suculento, como por exemplo, desossar a coxa e sobrecoxa de forma simples e rápida, fazer o frango no varal, no fogo de chão, e até uma reprodução da receita Galeto Al Primo Canto, considerado um dos três pratos tradicionais do Rio Grande do Sul.
Frango Assado no Varal
Imprimir ReceitaIngredientes
- 2 Frangos Caipira
- Limão-cravo
- Molho de soja (Shoyu)
- Alho
- Cebola roxa
- Sal
- Manteiga
- Laranjas
- Pimenta-do-reino
- Salsinha
- Alecrim
- Pimenta dedo de moça
Modo de Preparo
– Primeiro, banhe o frango com o suco do limão cravo;
– Prepare o tempero para marinar: molho de soja, pitada leve de sal, suco de laranja, manteiga pré-derretida, pimenta-do-reino, alecrim, salsinha picada, e misture bem.
– Coloque dentro do frango um pouco de salsinha, pedaços de cebola roxa, dentes de alho amassado com casca, pimenta dedo de moça e pitada de sal.
– Pegue o tempero para marinar, coloque um pouco dentro do frango e banhe por fora;
– Passe barbante por todos os lados do frango, amarre as pernas, e coloque os ganchos. Leve ao varal, 50 cm da brasa para assar lentamente, senão queima por fora e fica cru por dentro.
– Faça um maço de alecrim e cheiro verde com o tempero da marinada, e de vez em quando, salpique o frango para dourar.
– Após 30-40 minutos, vire o frango, e se houver necessidade, depois deste tempo, veja se precisa virar novamente para o assado ser uniforme.