domingo, 17 de janeiro de 2021
  • Entrar
  • Registrar
Jornal 140
  • Podcasts
  • Economia
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Estilo de Vida
  • Gastronomia
  • Esportes
  • Cultura
  • Ciências
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Podcasts
  • Economia
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Estilo de Vida
  • Gastronomia
  • Esportes
  • Cultura
  • Ciências
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Jornal 140
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cultura Literatura

10 livros narrados por mulheres

O olhar das mulheres é o único capaz de captar certos movimentos da sociedade.

Paula Akkari Por Paula Akkari
08/11/2020 - 08:00
A A
0
10 livros narrados por mulheres

Foto: Divulgação

WhatsApp
O olhar das mulheres é o único capaz de captar certos movimentos da sociedade. Uma das ferramentas para promover sensibilidade a estes mecanismos é a literatura feminina.
 
Ela apresenta uma especialidade quando composta por narradoras-personagem: a prova de que a apreensão da realidade é subjetiva. Em primeira pessoa, são expostos os mais íntimos pensamentos, expressas as mais diversas opiniões e construída uma única versão de fatos.
 
Então, para emergir em olhares e universos femininos, seguem 10 dicas de livros escritos e narrados por mulheres:

A Obscena Senhora D – Hilda Hist

Hilda Hist, poeta, ficcionista, dramaturga e cronista, é uma das maiores escritoras brasileiras.

Esta novela é composta por uma densa prosa poética. Sua protagonista é Hillé, idosa enlutada cujo sentimento mobilizador é o de solidão. Uma vez assolada por lembranças e decidida a evitar novos laços, utiliza como subterfúgio o vão de sua escada, onde, inclusive, contata seu falecido companheiro.

Vale destacar, ademais, a forma com a qual a personagem fala sobre sexo, assim vivendo uma particular liberdade.

A Paixão Segundo G.H. – Clarice Lispector

Clarice Lispector é um dos maiores nomes da literatura brasileira. O conjunto de sua riquíssima obra é composto por oito romances, uma novela, cinco livros infantis, seis de contos, cinco de crônicas, dois de cartas, um de entrevistas e outro de imagens.

Este, um de seus principais livros, é um longo fluxo de consciência. Seu enredo é simples: uma mulher vai faxinar um quarto, encontra uma barata, e, com nojo, mata-a. Depois, decide provar a pasta branca que escorre de seu corpo escorre.

Estas ações por si já evocam diversos sentimentos. Porém, o monólogo introspectivo e epifânico da personagem as conferem imensa profundidade, inclusive aquela que não pode ser contemplada por palavras.

Becos da Memória – Conceição Evaristo 

Há mais de 20 anos a gigante autora mineira, participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, contribui à cultura com ensaios, ficções e poesias.

Este livro é um dos mais importantes romances memorialistas da literatura contemporânea brasileira. O olhar predominante nele é o de Maria-Nova, mulher-símbolo de resistência em contexto social e econômico marcado por racismo e sexismo, a quem os personagens contam suas memórias. Assim, entrelaçando narrativas, é narrado o drama de uma comunidade favelada em processo de remoção.

Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salém – Maryse Condé

Maryse Condé, escritora caribenha mundialmente aclamada, é professora, feminista e ativista do movimento negro. Em 2018, ano em que o Nobel foi suspenso, foi vencedora do prêmio literário alternativo, o New Academy Prize.

Tendo como pano de fundo da obra o horror do colonialismo e suas consequências facínoras, seu livro é uma impactante ficção histórica. Ele é narrado por Tituba, quem apresenta e protagoniza uma versão da história das Bruxas de Salém. Assim, expõe sua trajetória à defesa da liberdade e denúncia das injustiças, caminho marcado por diversas violências e intenso sofrimento.

Morra, Amor – Ariana Harwicz

É o romance estreante da autora argentina, que já foi adaptado para o teatro em diversos países.

Ele é narrado por uma mulher estrangeira que reside no interior da França com seu marido e filho bebê. Seu sentimento predominante é o de inadequação ao papel de esposa e mãe. Enquanto cumpre suas responsabilidades, é infiel, deseducada nos eventos familiares; pensa atrocidades, faz brincadeiras duvidosas e, principalmente, almeja o que entende como liberdade.

A obra é, enfim, um sincero relato sobre casamento, maternidade e solidão, temas cujo sofrer relacionado ainda é tabu.

Dias de Abandono – Elena Ferrante

Elena Ferrante, famosa por retratar universos femininos, é uma das mais aclamadas escritoras contemporâneas. A aura de mistério é um componente de sua identidade: a autora italiana persiste em publicizar somente seu um pseudônimo, sem nunca mostrar o rosto ou dar pistas sobre sua identidade.

Neste livro, há uma narrativa sobre devastação. A quadragenária narradora-personagem é Olga, mulher subitamente abandonada por um marido com quem viveu 15 anos, que alegou estar indo morar com uma outra namorada. Assim, enquanto elabora o acontecido, vê-se obrigada a cuidar, sozinha, das responsabilidades exaustivas que dividiam.

Acompanhar a rotina angustiante e o fluxo de consciência da personagem é vivenciar sua dor, que contém honestamente o que é de difícil admissão: raiva, ciúme, ambivalência materna e vontade de desistir.

A Mulher Trêmula – Siri Hustvedt

Siri Hustvedt é uma destacada ficcionista norte-americana contemporânea. Este livro, contudo, é baseado em fatos: combina confissão com escrita científica e ensaio.

Ele apresenta sua história relacionada a um sintoma que se manifestou em um momento de luto e persistiu em situações específicas, o tremor. Embasada em ampla pesquisa, nele a escritora registra suas possíveis bases neurológicas e psiquiátricas, além de expor o conhecimento psicanalítico sobre a histeria.

O mais precioso da leitura, porém, é acompanhar as vicissitudes sentimentais da autora quanto à investigação, que culminam em uma atribuição de significado ao fenômeno que, por vezes, a acomete.

A Redoma de Vidro – Sílvia Plath

É o único romance da poeta. Ele possui forte cunho autobiográfico, ainda que sob narração da fictícia estudante Esther Greenwood.

A história tem início com sua aquisição de uma concorrida bolsa de estágio em NYC, vitória que julga não receber com a felicidade devida. Desde então, em vez de viver o que esperava ser o melhor momento de sua vida, aprisiona-se em uma espiral de tristeza, tédio, ruminação do passado e desesperança quanto ao futuro.

A trama expõe honestamente a vivência depressiva da personagem, que externa a conduta preconceituosa e manicomial quanto a pacientes psiquiátricos. Seu pano de fundo, um contexto extremamente machista, escancara o meio ao qual os sujeitos estão inseridos como fator agravante de sofrimento.

Diário de uma boa Vizinha – Doris Lessing

É uma das obras que a escritora laureada com o Nobel publicou com seu pseudônimo, Jane Somers.

O livro relata a história (ficticiamente) autobiográfica da jornalista Jane, que se aproxima da solitária senhora Madie Fowler, com quem constrói uma relação de amizade e troca de experiências.

A narrativa, que tem a temática da velhice como a mais impactante, externa as delicadezas da escuta e do cuidado sob um olhar feminino ciente da finitude da vida.

A Mulher Desiludida – Simone de Beauvoir 

Simone de Beauvoir, escritora, filósofa e ativista feminista, foi uma das maiores intelectuais do século XX.

A obra reúne três contos independentes cujas narradoras, mulheres de meia-idade inseridas no contexto europeu patriarcal, estão às voltas com questões do universo feminino e da vida familiar. Seus sentimentos são, majoritariamente, relacionados à solidão, à dor e ao abandono.

Apesar das três narrativas serem instigantes, convém destacar a primeira, A Idade da Discrição. Com teor autobiográfico, ela pressagia as reflexões da autora a respeito do ser-velho, que compõem seu cânone livro A Velhice.

Tags: A Mulher TrêmulaA Obscena Senhora DA Redoma de VidroBecos da MemóriaDiário de uma boa VizinhaDias de Abandono
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.

Artigo Anterior

Divertidamente Incorreto

Pŕoximo Artigo

O novo varejo é digital

Paula Akkari

Paula Akkari

Paula Akkari é graduanda de psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e escritora.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Protestos de atletas: lá não é como cá
Literatura

2020 em 20 microcontos

20/12/2020 - 08:01
A literatura de Olga Curado
Literatura

A literatura de Olga Curado

13/12/2020 - 10:01
Luto: 3 livros catárticos
Literatura

Luto: 3 livros catárticos

06/12/2020 - 08:00
De volta ao Planeta dos Macacos
Literatura

De volta ao Planeta dos Macacos

25/11/2020 - 16:31
Pŕoximo Artigo
O novo varejo é digital

O novo varejo é digital

Por favor, faça login para comentar

Mais Lidas

  • Economia: Otimismo entre os supermercadistas do Rio

    Economia: Otimismo entre os supermercadistas do Rio

    1 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Cultura Pop em Tempos de Cólera

    50 shares
    Share 50 Tweet 0
  • Podcasts e serviços de streaming de áudio estão em alta

    76 shares
    Share 76 Tweet 0
  • Opinião pública digital nao endossa ato contra instituições

    173 shares
    Share 173 Tweet 0
  • Divaldo: filme espirita indicado até para quem é ateu

    731 shares
    Share 731 Tweet 0

Avaliações

Crítica | Japão Submerso

Japão Submerso

Emocionante, surpreendente e apaixonante, o anime consegue com seus efeitos audiovisuais
Crítica | Mulher-Maravilha 1984: Fui, paguei e me diverti

Mulher-Maravilha 1984

Mulher Maravilha combate um empresário que roubou um objeto mágico que R$38
Mexidão
Receitas

Mexidão

01/01/2021 - 17:51
Em Reprodução

HUB360 #06: Roberta Moreira e o HeartMath, a inteligência do coração

HUB360 #06: Roberta Moreira e o HeartMath, a inteligência do coração

HUB360 #06: Roberta Moreira e o HeartMath, a inteligência do coração

HUB360
Panela Digital #53: Anderson de Oliveira, Natal em Campos do Jordão

Panela Digital #53: Anderson de Oliveira, Natal em Campos do Jordão

Panela Digital
Panela Digital #52: Luisa Abram, a musa do bean to bar

Panela Digital #52: Luisa Abram, a musa do bean to bar

Panela Digital
Dona Patrine #17: Jordan Vieira e a jornada (e psicologia) do herói

Dona Patrine #17: Jordan Vieira e a jornada (e psicologia) do herói

Dona Patrine
Panela Digital #47: Gus Guadagnini e a carne do futuro

Panela Digital #51: Novidades no Plant Based com Gus Guadagnini

Panela Digital
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Jornal 140

O Jornal 140 é um coletivo de informação e reflexão com notícias e comunicação em tempos de cólera.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Últimos Artigos

Coronavírus: o que o futuro nos reserva?

Coronavírus: o que o futuro nos reserva?

16/01/2021
O amor entre dois jovens com Síndrome de Down

O amor entre dois jovens com Síndrome de Down

15/01/2021

Newsletter

Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

  • Sobre
  • Expediente
  • Live
  • Publica o Release!
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Arquivo
  • Termos de Uso
  • Contato

© 2020 Jornal 140 - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Podcasts
    • Dona Patrine
    • Orelhas em Pé
    • Panela Digital
    • HUB360
  • Editorias
    • Economia
      • Agro
      • Contabilidade
      • Empregos
      • Finanças
      • Marketing
      • Mídia & Jornalismo
      • Negócios
    • Política
      • Análise BITES
      • Eleições
      • Lei & Ordem
      • Poder
    • Brasil
      • Norte
      • Nordeste
      • Centro-Oeste
      • Sudeste
      • Sul
    • Mundo
      • África
      • América do Norte
      • América do Sul
      • Antártida
      • Ásia
      • Europa
    • Saúde
      • Beleza & Estética
      • Qualidade de Vida
    • Estilo de Vida
      • Comportamento
      • Sociedade
      • Moda & Deco
      • Universo Feminino
      • LGBTQIA+
      • Fotografia
      • Turismo
      • Pets
    • Gastronomia
      • Artigos
      • Panela Digital
      • Receitas
    • Esportes
      • 140 Esporte Clube
      • Futebol
      • Vôlei
      • Basquete
      • Velocidade
      • Luta
      • Tênis
      • Olimpíadas
      • Games
    • Cultura
      • Artes
      • Cinema
      • Eventos
      • Literatura
      • Música
      • Quadrinhos
      • Séries
      • Teatro & Dança
      • Televisão
    • Ciências
      • Aeroespacial
      • Biologia
      • Meio Ambiente
      • Humanas
    • Tecnologia
      • Redes Sociais
      • I.A.
      • Sistemas
  • Live
  • Sobre
  • Expediente
  • Publica o Release!
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar
  • Registrar

© 2020 Jornal 140 - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Jornal 140

Entrar com Facebook
Entrar com Google
Entrar com LinkedIn
OU

FAÇA LOGIN ABAIXO

Esqueceu a Senha? Registrar

Criar Nova Conta

Registrar com Facebook
Registrar com Google
Registrar com LinkedIn
OU

PREENCHA OS DADOS ABAIXO

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e Política de Privacidade.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.