Sabemos que a internet pode ser usada para propagar coisas não muito boas e fake news. Mas sabemos também que muita coisa boa pode vir dela. Algumas são eventos transmitidos e disponibilizados online, como exposições e shows. E, para termos um pouco de entretenimento em tempos em que o isolamento social é essencial e pode salvar vidas, aqui vão algumas dicas do que fazer pela web, no conforto de sua casa.
Planeta Inseto
O Museu do Instituto Biológico (IB-APTA) possui a exposição permanente “Planeta Inseto”, que faz parte do Projeto Venha Visitar Virtualmente. De forma online, o objetivo da mostra é salientar a importância desses seres em relação à sustentabilidade, saúde pública e produção de alimentos, além de mostrar seus diversos aspectos. Tudo de um jeito lúdico e interativo.
Tour virtual de Jean-Michel Basquiat
A instituição estadunidense Fundação Brant, realizou, em 2019, uma exposição com 70 trabalhos de Basquiat. Devido à pandemia, o espaço físico não pôde reabrir, mas uma visita virtual foi organizada no site onde o público tem a oportunidade de ver as obras desse artista que, mesmo com uma breve carreira, é um dos mais influentes da atualidade.
Libreflix
Filmes e séries independentes estão disponíveis de forma gratuita na plataforma colaborativa Libreflix. Sem a necessidade nem mesmo de fazer um cadastro, o usuário tem acesso à conteúdos que possuem livre exibição e são independentes. Entre os destaques estão as produções nacionais, como 91 episódios da série “Castelo Rá-Tim-Bum”, e os clássicos “Viagem à Lua” (1902), “Metrópolis” (1927), entre outros.
Aplicativo da Nasa
Disponível de forma gratuita nas lojas de aplicativos, a Nasa disponibiliza em seu próprio app, mais de 18 mil vídeos, fotos e conteúdo para que o usuário possa explorar a imensidão do Universo. Além disso, há também podcasts sobre diversos temas sobre o espaço.
Bike Tour Virtual
Desde 2013, o projeto Bike Tour SP realiza passeios pelos principais pontos turísticos e virtuais da cidade. Mas, devido à pandemia, eles criaram uma plataforma onde é possível, de forma online, fazer esses mesmos trajetos. Através de um mapa interativo, o usuário pode conhecer mais sobre os locais por vídeos imersivos e saber curiosidades. Além de acessar o conteúdo em português e inglês, o público tem acesso à versão em Libras (Língua Brasileira de Sinais).