2020 finalmente acabou e, apesar da pandemia não ter terminado magicamente quando deu meia-noite, o início de um novo ano é sempre sinônimo de novos começos. Com isso e com a possível chegada de uma vacina contra o covid-19, alguns dos principais eventos culturais já estão se movimentando para que aconteçam e, até, anunciando novas datas.
Listamos aqui, alguns deles.
Carnaval 2021
A megafesta brasileira, que acontece, tradicionalmente, no mês de fevereiro, foi adiada para 08 a 11 de julho. Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro já confirmaram as novas datas e as comemorações são esperadas para acontecer de forma usual.
Lollapalooza Brasil
O festival, que em 2020 aconteceria entre 3 e 5 de abril, inicialmente foi adiado para 4 a 6 de dezembro, inclusive com a confirmação dos headliners Guns N’ Roses, The Strokes e Travis Scott. Mas, sem previsão do término da pandemia, ele foi cancelado e remarcado para os dias 10, 11 e 12 de setembro de 2021 e sem a confirmação de nenhuma atração.
Rock in Rio
Apostando no final da pandemia, o festival anunciou as datas para 24 a 30 de setembro e 01 a 03 de outubro. Apesar de não ter confirmado nenhuma atração, rumores indicam nomes como Iron Maiden, Post Malone e Queen + Adam Lambert.
Degas: Dança, Política e Sociedade
Tendo começado ainda no início de dezembro de 2020, esta exposição do MASP, que tem curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, ficará em cartaz até 01 de agosto deste ano. Seguindo a temática anual do museu, a mostra apresenta 150 obras do artista francês Edgar Degas e sua relação com o universo da dança.
Pelé 80 – O Rei do Futebol
Outra exposição que iniciou em 2020, no mês de outubro, essa, que está em cartaz no Museu do Futebol, vai até 15 de abril deste ano. Com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia, essa exposição homenageia os 80 anos de Edson Arantes do Nascimento, acompanhando sua trajetória até torna-se o ícone pop que é hoje.