O mapa mental é uma ferramenta que auxilia na visualização, sendo assim, é um diagrama que nos permite organizar ideias com maior simplicidade e também, nos auxilia na questão da lógica, dessa forma, é possível que você memorize com maior assertividades todos os detalhes do seu mapa mental. O início dele é o tema central, a partir dessa definição, se cria ramificações – ou linhas – contendo subtemas ou tópicos desse assunto principal. O grande diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de memorização, a gente consegue permear todos os processos, ideias e vamos aprendendo mais sobre a criação.
Foi criado por Tony Buzan, e ele mesmo afirma que é uma ferramenta capaz de conduzir o nosso cérebro para a melhor visualização, para maior aproveitamento e também nos fornece informações que capacitam a possibilidade mais fácil de resolução de impasses. Para quem empreende, é mais uma possibilidade de centralizar questões, ao invés de resolver tudo de uma só vez, existe a chance de setorizar cada um dos temas e a partir disso, criar ramificações para resolução de conflitos e a melhoria de cada um dos pontos a ser tratado. Além de todo o resultado positivo descrito por Tony, eu mesma aplico em meu negócio – e no negócio de clientes e afirmo: É uma das melhores formas de visualização mercadológica, principalmente para quem está começando.
Quero criar o meu mapa mental, o que eu faço?
Antes de mais nada, se informe sobre o tema, estude assuntos centrais que você deseja abordar dentro do seu empreender, e então, com o auxílio de ramificações ou linhas, comece a trabalhar subtemas, tópicos, subnichos, tudo que você precisa para a realização desse mapa mental. Agora, com mais experiência, eu consigo trabalhar muito bem essa questão dos temas, mas, se você ainda quer testar, está inseguro, eu te indico usar palavras-chave, frases curtas, explicações pontuais, algo que te faça entender de fato o que está sendo tratado, para que você saiba entender o mapa mental, na hora de trabalhar a memorização.
O Mapa Mental é uma vertente muito utilizada no Design Thinking, aplicado pelo SEBRAE e que teve uma boa aderência entre empreendedores. Apesar de ser uma ferramenta projetada e pensada para a execução em uma folha de papel, hoje em dia, com as facilidades da internet você pode optar pela versão digital – que pode até ser mais fácil de memorizar – Mas, se a sua preferência for o papel, indico que você use canetas coloridas, e o deixe o mais colorido possível, para que seja uma forma de auxilio, também. Para quem empreende, essa ferramenta pode ser a resolução de conflitos, e no caso de uma gestão com mais pessoas, é uma oportunidade de comunicação interna, dando a oportunidade de potencializar conhecimentos da sua equipe, e solucionar conflitos, aplicar melhorias, e entender onde e quando a sua empresa pode se tornar mais forte. O Mapa também pode nos ajudar a traçar ideias e rumos para as próximas ações, e justamente por esse motivo, dou essa dica para fazer uma linha temporal do ano, revendo processos e avaliando ações.